A Secretaria municipal de saúde apresentou, esta semana, o balanço geral da vacinação de cães e gatos na zona urbana.
Vinte Postos em toda cidade foram montados para atender com eficiência a campanha deste ano.
Segundo o coordenador do NÚCLEO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, Marcos Humberto Pires dos Santos, a vacinação tanto na zona rural como na zona urbana, superou as expectativas.
Na zona urbana foram vacinados 3782 animais, sendo 3.537 cães e 245 gatos.
Ainda segundo o Núcleo de vigilância existe uma previsão de 557 animais a vacinar após 30 dias (primo-vacinados).
Para Marcos Humberto a vacinação superou a meta e bateu recordes. Na zona rural foram 1592 cães e gatos, o que somado ao número de animais da zona urbana chega aos 5.374 em todo município.
As vacinas múltiplas (V8 ou V10) protegem os cães contra 7 doenças, destacando-se a Cinomose, Parvovirose, Hepatite e Leptospirose, esta última é velha conhecida da sociedade e também afeta com gravidade os humanos. A vacina anti-rábica imuniza o animal contra a Raiva, uma importante zoonose (doença transmitida para humanos através de animais) que afeta o sistema neurológico e não tem tratamento e deve ser aplicada após 120 dias de idade. Esse mesmo procedimento vale para cachorros sem histórico conhecido.
O Núcleo de Vigilância Ambiental e Sanitária avisa aos proprietários que ainda não vacinaram seus bichinhos de estimação, que procurem o mais rápido o núcleo de vigilância que fica ao lado do Fórum, na Rua Presidente Antônio Carlos.
Fonte: Gabinete