A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os Testes da Orelhinha estão sendo marcados no Serviço Social da Saúde, localizado no Centro Administrativo, das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Para fazer seu agendamento, procure pela Assistente Social Francieli Dias.
A Secretaria de Saúde lembra que a criança tem que estar no máximo com 30 dias (1mês). O exame supracitado é realizado, aqui, no município, pela Fonoaudióloga Denise, no PSF São Flávio UH Soares (São Cristóvão).
“A deficiência auditiva é a doença mais frequente encontrada no período neonatal quando comparada a outras patologias. Só como exemplo, o Teste do Pezinho aponta uma criança em cada 10 mil nascimentos, muito menos que o da Orelhinha. Portanto, o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo da fala, entre muitas outras coisas”, afirma a Secretária de Saúde Mariana Leão.
O exame é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno. Caso sejam identificadas alterações, o bebê será encaminhado a um especialista para que sejam feitos exames complementares.