Setembro Amarelo será discutido em encontros sistêmicos

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – realizará encontros, dia 24 de setembro, às 13 horas, no CAPS e no dia 25, às 19 horas, na Escola Estadual de Ensino Médio, para discutir ações para o mês de setembro, que traz como tema a Prevenção ao Suicídio.

“Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde o ano de 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e, ainda, da ampla divulgação de informações”.

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Este dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

“Sabemos da importância da conscientização sobre a prevenção ao suicídio, por isso, esses encontros serão importantes para mostrar a todos os presentes a realidade de Tupaciguara e os outros municípios brasileiros que enfrentam essa infeliz realidade. Por isso, apoiamos todas as iniciativas que trazem benefícios à população e alertam sobre as diversas realidades e movimentações estranhas daqueles que requerem atenção especial”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.