TUPACIGUARA – A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa Saúde da Família tem levado atendimento preventivo a todos os setores da cidade, promovendo saúde e qualidade de vida, de suma importância para toda população, independente da idade, como tem destacado a secretária municipal de Saúde, Priscila Telles.
Em uma dessas ações, aconteceu no último dia 24/08, no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, reunião com Grupo de Gestantes, onde foi ministrada palestra pelo médico Pediatra, Dr. Maurício Braz, abordando vários temas de suma importância, como tipo de parto mais aconselhável, aleitamento materno e posição de amamentação, cólicas no bebê, técnicas de banho, cuidados com o coto umbilical, alimentação do bebê após 6 meses, entre outros. “O médico tirou muitas dúvidas das participantes, sendo finalizando com orientação sobre como retirar o kit para a gestante e com sorteio de brindes”, disse a coordenadora do PSF Tiradentes, enfermeira Polyana Lopes.
Ao longo deste mês a Unidade de Saúde do PSF Tiradentes realizou vários outros eventos, como a reunião do Grupo Hiperdia, para os pacientes hipertensos e diabéticos dos PSFs Tiradentes e Nova Esperança, também realizado na sede do CRAS. Na oportunidade foi abordado o tema “Mudança de Estilo de Vida” sendo ministrado pelo NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com a enfermeira Flávia Cristina Mendes e a nutricionista Luciana Prudente Diniz.
“Outra ação que levamos à população foram os “Testes-rápido de Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C”, mostrando à população que tiver interesse deverá procurar sua unidade para a realização dos mesmos, que são muito importantes para todos”, acrescentou Polyana.
Também foi trabalhado a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintiase 2015, na Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho, onde foi realizada orientações sobre a doença, sendo que os alunos receberam medicação contra Geohelmintiase, pelo NASF e ACS do PSF Tiradentes.
As crianças com algum sinal na pele suspeito de Hanseníase deverão ser encaminhadas o seu PSF para avaliação médica.