Em função dos impactos causados pela pandemia, os grupos dos programas atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social estavam sofrendo pela falta de atividades. Eles receberam kits com material de trabalho para aulas on-line das oficinas de artesanato, do projeto “Arte e Cor”.
Entre os itens recebidos estão: tintas, pincéis, telas e tecido para pintura, para que as pessoas atendidas possam realizar trabalhos manuais, em casa. Semanalmente são entregues novos kits com novas atividades.
Os grupos contam com o acompanhamento e a adaptação de atividades de forma remota, através do whatsapp. Cada pessoa atendida pelos programas sociais, tem a orientação de psicólogos e assistentes sociais.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Thaís Souto, o intuito dos atendimentos nesse momento de pandemia, é a preocupação com a saúde mental dos atendidos: “Nesse momento de isolamento que estamos vivendo, nos preocupamos com a ocupação das pessoas atendidas pela nossa secretaria. Por isso estamos utilizando ferramentas de adaptações para manter os vínculos com usuários que participam dos serviços. Adotamos novas estratégias para que eles não fiquem sem acompanhamento e assim continuarmos mantendo o vínculo com as nossas crianças, adolescentes e idosos”, informou a secretária.
A Secretaria pretende dar continuidade às atividades, mesmo com a paralisação, devido às medidas de isolamento social recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais.