Parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social levou no último dia 13, ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, o Grupo Operativo de Hipertensos e Diabéticos, onde estiveram presentes os pacientes com essas patologias, dos PSFs Tiradentes e Nova Esperança.
Segundo a coordenadora do PSF Tiradentes, Polyana Lopes Moura Neves, o evento foi coordenado pela equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, tendo a presença da nutricionista Luciana Prudente e a enfermeira Flavia Cristina Mendes, bem como da assistente Social, Darci Pereira da Silva, onde abordaram o tema “A diferença entre os alimentos diet e light”, e como consumi-los, para obter uma vida saudável. Finalizando com esclarecimento de dúvidas dos participantes e aferição da Pressão Arterial, bem como um suculento lanche servido aos presentes.
Alimento diet é aquele produzido industrialmente e que apresenta ausência de determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura). Nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias. São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição de um determinado nutriente. Exemplo: uma pessoa com problema de taxas altas de triglicérides, deve consumir alimentos com pouca quantidade de carboidratos.
Alimento light é aquele produzido com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional. São também considerados ligth àqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio). Exemplo: uma pessoa obesa, que precisa perder peso, deve optar por produtos light com baixos teores de gorduras e açúcares.