A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Vigilância Ambiental e Sanitária, promoveu a vacinação de cães e gatos do Município (zona rural e urbana), superando a meta estipulada, vacinando quase 6 mil animais nessa etapa.
Na zona rural de Tupaciguara, a vacinação contra a raiva animal ocorreu entre os dias 09 e 28 de julho, percorrendo mais de dois mil e oitocentos quilômetros de estradas e imunizando 1794 cachorros e 227 gatos. Já na zona urbana do Município, a campanha iniciou-se no dia 06 de agosto e foi até o dia D da campanha, 12 de agosto, domingo, alcançando a marca de 3449 cães e 283 gatos vacinados nos diferentes postos de vacinação.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, as doses são repassadas de acordo com a média do ano anterior pela Superintendência Regional de Saúde, e com o estoque zerado pela campanha, novas doses serão buscadas para terminarem a vacinação dos cães e gatos que não receberam ainda suas doses.
Se seu animal não recebeu a vacina, procure o Centro de Controle de Zoonoses para mais informações e cadastrá-lo para receber a dose certa e assim se prevenir da raiva animal.
Segundo pesquisas, a raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses, antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.
“Fiquei muito feliz com o resultado da campanha anual de vacinação antirrábica canina e felina em Tupaciguara. Tivemos quase seis mil animais, cães e gatos, vacinados nessa campanha de 2018, de acordo com a Coordenação de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Isso mostra que a população está participando ativamente de todas as nossas campanhas e espero a contribuição de todos para que possamos melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.