Quase 1000 pessoas receberam a dose da vacina contra a gripe no Dia D de vacinação

No último sábado, 12 de maio, quase mil pessoas receberam a dose da vacina contra a gripe no Dia D de vacinação. Todas as unidades de saúde do Município de Tupaciguara abriram suas portas e realizaram as novas aplicações da vacina e também atualizações dos cartões de vacina no sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações.

Os atendimentos foram realizados nos PSFs Tiradentes, Paineiras e São Cristóvão e nas Unidades Pró-Saúde Vó Malaquias e Nova Esperança, das 08 às 17 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra a todas as pessoas com mais de sessenta anos, principalmente, e aqueles idosos que não se lembram da vacinação, que os filhos podem levar seus pais, avós para receberem a dose. Também fazem parte do grupo crianças de seis meses a menores de cinco anos, professores que atuam, gestantes, profissionais da saúde, mães no pós-parto, pessoas com doenças crônicas e especiais, para que procurem a unidade de saúde mais perto da sua casa e vacinem-se, não se esquecendo da caderneta de vacina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica / Imunização, a vacinação segue normalmente durante todo o mês de maio, em cada unidade, até o dia 1º de Junho. Para que ocorra a imunização/atualização, o cidadão deverá levar documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, não é possível contrair gripe pela vacina. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas. De acordo ainda, é preciso que se vacine todos os anos, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. E também, a cada ano, temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.