A Secretaria Municipal de Saúde de Tupaciguara, por intermédio da equipe do Programa Saúde da Família abriu na última semana uma nova discussão, onde o foco é a preocupação com o uso indevido de medicamentos, que pode ocasionar acidentes domésticos graves.
Segundo informações da coordenadora do PSF Paineiras, Valéria Borges da Silva, a equipe do PSF realizou uma Sala de Espera no último dia 20, com Grupo de Hipertensos e Diabéticos, onde a médica, Dra. Glenda Queiróz fez palestra sobre “Uso correto de medicações”.
De acordo com especialistas, a todo o momento se vê reportagem na mídia sobre produtos que foram usados sem orientação médica que, além de não trazerem benefícios, ainda fizeram mal.
Para o Ministério da Saúde, “O uso racional de medicamentos parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade”.
Na prática, todos são responsáveis por promover o uso racional e correto de medicamentos: governo, indústria, profissionais da saúde (como médicos e farmacêuticos) e inclusive os pacientes.