Na sexta-feira, 09 de novembro, o Projeto Minas ao Luar foi finalizado com a feira empreendedora, realizada na casa de eventos Center Shows, em decorrência das condições climáticas. O projeto foi implantado nas escolas municipais com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e essa feira contou com a comercialização de produtos desenvolvidos (comidas e artesanatos típicos) e com apresentações de danças músicas típicas de Minas Gerais.
O objetivo desse projeto foi de levar o aluno a desenvolver o hábito de pesquisa, bem como incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança que fazem parte da cultura mineira. Isso foi realizado por meio de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
No espaço de eventos, foram montados vários estandes com produtos, artesanatos, comidas típicas mineiras para a socialização ao público presente. No palco, várias apresentações abrilhantada o evento. Iniciou-se com a presença das autoridades e a execução dos Hinos Municipal e Nacional.
O Coral “Sons e Canções” encantou a todos, iniciando as apresentações com várias músicas sob a coordenação da professora Adalígia e do músico Tunico.
A Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho apresentou a Dança Mineira com a música Meu Triângulo Mineiro, com a supervisão da professora Luana Damasceno Gomes. A segunda apresentação foi da Escola Municipal Maria Conceição Borges com a dança típica, catira,.sob orientação do educador físico, Alan Borsato. Uma dança folclórica brasileira, em que o ritmo musical é marcado pela batida de pés e mãos dos dançarinos. É uma dança típica do interior do nosso país, principalmente nas áreas de influência sertaneja, como nas regiões do Mato Grosso, Goiás e o nosso estado, Minas Gerais.
Ainda, por meio da Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho houve a apresentação de violeiros, com a viola caipira também conhecida como viola sertaneja ou viola cabocla – um instrumento musical de cordas dedilhadas.
O grupo Companhia de Dança Almanize apresentou um mix de músicas. O grupo de dança Bailare realizou seu número, finalizando com muita propriedade a parte cultural por meio da dramatização de canções reconhecidamente da cultura mineira. Após as apresentações, a animação ficou com os jovens tupaciguarenses, Felipe e Bernardo e Thiago Oliver.
O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SEBRAE. São responsáveis pelo desenvolvimento do projeto os professores regentes do Ensino Regular e da Educação Integral e Integrada e os professores das oficinas de dança, de música, além dos coordenadores pedagógicos de todas as escolas. “A Secretaria de Educação sente-se honrada pela realização desse evento que, sem contestações, atingiu seu objetivo. Uma parceria que foi além das expectativas e contextualizou a aprendizagem. Agradeço ao executivo, a todos os educadores, técnicos da secretaria e parceiros pelo apoio incondicional”, ressaltou a secretaria Priscilla Andrade.
“Parabenizo a Secretaria Municipal de Educação pelo desenvolvimento desse projeto que garante vivências e incentiva a educação financeira dos alunos e assim possam desenvolver a cultura econômica desde criança. Ressalto a importância e a realização desse projeto que não gerou gastos aos cofres públicos, uma vez tendo como parceria o SEBRAE e várias empresas da cidade, além da participação de todas as escolas municipais, alunos, professores, educadores, e pais dos alunos, garantindo um evento de qualidade e, acima de tudo, sem onerar os cofres públicos, mediante a crise econômica”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.