Programa Saúde da Família leva qualidade de vida ao cidadão

GestaoTupaciguara-30Abr2015 (2)Mais de dez mil atendimentos foram feitos pelas equipes do Programa Saúde da Família em Tupaciguara no mês de abril, onde o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde na Atenção Primária tem tido resultados importantes na qualidade de vida do cidadão.

De acordo com relatório apresentado pela coordenadora do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Programa Saúde da Família, Polyana Machado, mais de 10 mil atendimentos foram feitos nas 5 Unidades de Saúde dos PSFs no mês de abril.

Para se ter ideia, só no PSF Vó Malaquia, coordenado pela enfermeira Camila Rodrigues, foram 711 consultas médicas, num total de 3.118 atendimentos, que inclui vários procedimentos na própria Unidade, como também as visitas domiciliares dos médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de Saúde, cujas visitas somaram 924 atendimentos.

Já o PSF Tiradentes, coordenado pela enfermeira Poliana Lopes, foram 683 consultas médicas, num total de 2.092 atendimentos, sendo registradas ainda 745 visitas.

O PSF Paineiras, coordenado pela enfermeira Valéria Borges, registrou em abril, 657 consultas médicas, sendo que o total de atendimentos da Unidade, chegou a 2.120, sendo deste número, 1.079 foram visitas domiciliares.

Outro relatório apresentado foi o do PSF São Cristóvão, coordenado pela enfermeira Janaína Lemos, que teve um total de 1.744 atendimentos em abril, sendo 423 consultas médicas, e 867 visitas domiciliares.

No PSF Nova Esperança, coordenado pela enfermeira Andréia Tavares Martins, o total de atendimentos chegou a 1.728, sendo que 524 foram consultas, e 584 visitas domiciliares.

Na última semana, a equipe de coordenação dos PSFs participou de uma reunião sobre o monitoramento dos números, onde a prefeita de Tupaciguara Edilamar Novais Borges agradeceu o empenho de cada equipe em levar esse atendimento, bem como o trabalho preventivo à população. “As equipes dos PSFs são pessoas próximas dos cidadãos em cada bairro e no centro da cidade, e esse trabalho é muito importante para que o nosso povo tenha atendimento de qualidade e uma saúde cada vez melhor”, comentou a prefeita.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Priscila Teles, esse atendimento levado às famílias nos bairros, bem como no centro, por parte dos PSFs se refere a consultas médicas, atendimento ao programa Saúde do Trabalhador, grupo de puericultura, gestantes (consultas), nutricionista, coleta citologia, atendimento enfermeiro, curativos, inalação, retirada de pontos, atendimento em grupo Educação em Saúde, reuniões, visita domiciliar do médico, visita domiciliar de enfermeiro, visita domiciliar técnico de enfermagem, visita domiciliar ACS – Agente Comunitária de Saúde, atendimento fonoaudióloga, atendimentos odontológicos, e pequena cirurgia (procedimentos).