Nos dias 03 a 05 de novembro, a Prefeitura de Tupaciguara realizou a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Motociclismo e apoio do Ministério do Esporte. Nos dias de provas, 04 e 05, mesmo depois de muita chuva, milhares de pessoas compareceram ao evento.
As competições foram disputadas atrás do Parque de Exposição Rômulo Alvim Cunha, CAPITU. Com a chuva diminuindo por volta do meio-dia, a equipe da organização da prefeitura, com o apoio técnico da CBM, decidiu realizar as provas, sendo a primeira prova da categoria MX2, que largou às 14h. Durante a prova, muitas quedas, já que o traçado ainda estava bem pesado por conta da chuva. Pepê Bueno foi o mais constante e ficou com a vitória. “Eu sabia que eu ia andar bem. Eu treino bastante no barro, então sabia que não podia cometer nenhum erro. Essa prova me ajudou muito no Campeonato. Vencer me deu a confiança necessária”, destacou o campeão da prova.
Já na categoria MX2JR, o piloto Leonardo Nunes foi o melhor deste domingo e, de acordo com a CBM, entrou para a briga do Campeonato. “Agora o Campeonato deu uma boa embolada, há pouca diferença entre os primeiros pilotos. Quando acordei hoje e escutei a chuva, eu dei um sorriso. Em Curitiba (Paraná) sempre corro bem na lama, então essa chuva me favoreceu”, destacou.
Na MX1, a principal categoria, também muitas quedas e mudanças de posições. Jetro Salazar e Marcelo Lima caíram na largada. Dudu Lima saiu na frente, mas Jean Ramos assumiu a liderança da prova. Dudu voltou na 4ª colocação após sofrer queda e ainda perdeu posições para o português Paulo Alberto e Hector Assunção, que abandonaram a corrida logo em seguida. “Tive azar em algumas provas, mas hoje contei com a sorte. Foi uma prova muito difícil, mas consegui largar na frente e ficar com a vitória. Espero poder colocar o Brasil no lugar mais alto do pódio em outras etapas”, conta Jean Ramos.
As categorias MX1 e MX2 tiveram apenas uma bateria cada, com 25 minutos de duração. A 2ª bateria das classes foi cancelada. A prova da categoria Júnior foi adiada para a etapa de Campo Grande e as provas da MX4 e MX5 para a etapa de Charqueada. “Após a equipe-técnica da CBM fazer uma análise da pista, ficou decidido não realizar essas baterias para preservar os pilotos”, afirma o diretor de prova, Wesley Magalhães.
No sábado, foi realizada a prova da MX3, que definiu o primeiro campeão da temporada 2017. O paranaense Willian Guimarães venceu mais uma e conquistou o título da categoria com uma etapa de antecedência. O piloto venceu todas as provas até aqui e somou 125 pontos, abrindo 45 de vantagem sobre o segundo colocado, Fábio Festi, garantindo o campeonato.
“Só tenho a agradecer a todos os envolvidos na realização da 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, nesses dias 03 a 05 de novembro. Ao Deputado Tenente Lúcio, pela indicação e liberação da verba destinada especifica para o esporte de alto rendimento, motocross. Aos vereadores Cláudio Almeida e Fernando do Vale, pelo apoio pelo requerimento ao deputado e a todos os vereadores pelo apoio. Agradeço também a todos os servidores da Prefeitura de Tupaciguara que abraçaram o evento e, cada um na sua função, desempenharam com qualidade. Agradeço ao apoio técnico e de qualidade da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, que trouxe muita competência e muito profissionalismo nas realizações das provas. Agradeço a todos os turistas que estiveram em Tupaciguara e aqui geraram renda nos comércios como hotéis, supermercados, pousadas, restaurantes, entre outros, gerando renda, e assim ampliando o nome do Município para todas as cidades brasileiras que trará mais turistas e assim continuará a gerar rendas. Além do aspecto financeiro para a cidade, o evento teve como objetivo estimular a prática do esporte de alto rendimento no Município e região, e aquecer o comércio local, e acredito que os objetivos foram alcançados. Espera-se, com a realização desse evento, que os jovens tupaciguarenses e da região iniciem a praticar esportes de alto rendimento como forma de prática esportiva, que os atletas competidores tenham desenvolvido suas qualidades esportivas, buscando mais incentivos para competirem em outros eventos da modalidade nacionais e internacionais”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.