A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta-feira, 10 de novembro, a Conferência Municipal de Educação do município de Tupaciguara. A reunião acontecerá no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, localizado à Avenida Heródoto Ferreira Pontes, 137 no Bairro Tiradentes.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a Conferência Municipal de Educação iniciar-se-á às 08 horas com credenciamento, solenidade de abertura e ato de instalação da Conferência, aprovação do Regimento Interno, apresentação e divisão em grupo dos eixos temáticos, para estudo e análise, e socialização dos trabalhos, escolha de 04 delegados para a etapa territorial e elaboração do Relatório Final, com o registro das propostas por eixo a serem encaminhadas. O evento estender-se-á até as 17 horas.
A Conferência Municipal de Educação possui caráter mobilizador e deliberativo, e apresentará propostas relativas ao Sistema Estadual de Educação, à efetiva implementação do Sistema Nacional de Educação e ao monitoramento, à avaliação e à implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, nas três esferas federativas, e avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita, democrática, inclusiva e laica no município e em Minas Gerais.
“A Conferência Municipal de Educação terá como tema central “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais – SIEP/MG e a Implementação dos Planos de Educação”, e terá como objetivo geral mobilizar a sociedade para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do PNE, o corpo da lei, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional e estadual, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos, de forma a fortalecer a construção dos Sistemas Estadual e Nacional de Educação”, afirma a Secretária de Educação Priscilla Andrade.
“É de suma importância a participação de todos nesse momento de debate sobre a Educação Municipal. A Conferência Municipal servirá como mobilização e assim intensificar as ações propostas pelo Município para a área da educação e assim deliberar propostas para a etapa Territorial e Estadual da conferência. Parabenizo a organização pela Secretaria Municipal de Educação e todo o seu corpo de técnicos, diretores, coordenadores e correlatos, e espero que a resposta seja objetiva e coesa dentro da proposta levantada”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.