No dia 03 de agosto, a prefeitura de Tupaciguara, por meio do Gabinete do Prefeito Municipal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Assessoria Municipal de Comunicação, participou do Primeiro Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro na cidade de Uberaba-MG, no Auditório FIEMG – Regional Vale do Rio Grande.
O prefeito Tenente Carlos participou do Fórum juntamente com outros prefeitos e representantes dos Municípios que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – AMVALE, e sob a organização da Redde Cidade Digital, presenciaram palestras sobre as Políticas Públicas Estaduais para as Cidades Digitais; Soluções e Inovações de Mercado; cidades conectadas; gestão eficiente e comunicação digital: o caso de sucesso de Carmo do Paranaíba; linhas de Financiamento para as Cidades Digitais – BDMG; o mercado de tecnologia em compasso com o desenvolvimento dos municípios; eficiência da segurança: uso das câmeras de videomonitoramento em Araxá; entre outros. Segundo a organização, a programação foi elaborada respeitando a demanda regional, contendo casos de sucesso, especialistas, soluções e inovações do mercado, políticas públicas estadual e federal.
De acordo com a organização do evento, o momento atual é de pensar no surgimento das cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia de forma estratégica, visando ao desenvolvimento e para melhorar a vida das pessoas. Tudo direcionado para pequenos e médios municípios.
“O encontro propiciou a troca de conhecimento sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público, melhorando a comunicação com os munícipes e promovendo um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico. Mas o aspecto muito importante debatido no evento foi sobre a comunicação pública, que deve ser respeitada e compartilhada de forma coesa, ética, verdadeira e dentro das normas que regem tal assunto. Que os gestores devem sempre se pautar na transparência para com todos os munícipes para uma melhor interligação e uma melhoria nas políticas públicas voltadas para a comunicação e para o crescimento municipal”, relata Tenente Carlos.