A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, participou da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural na cidade de Uberaba, no mês de maio. O evento foi promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG, quando reuniu gestores públicos municipais do Triângulo Mineiro para debater a preservação, a proteção, a salvaguarda e a promoção do patrimônio cultural de Minas Gerais.
O encontro aconteceu no Auditório da Prefeitura de Uberaba e contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Maria Aparecida Gomes Resende, bem como dos diretores da Secretaria Leonel Martins, Juliano Carvalho e Muriel Moura, que buscaram esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS do Patrimônio Cultural e sobre as políticas culturais regionais e locais.
Os conhecimentos adquiridos na 7ª Rodada do Patrimônio Cultural serão utilizados na elaboração dos relatórios técnicos e dossiês tupaciguarenses, que serão enviados para o IEPHA, em Belo Horizonte.
Segundo informações do instituto, a novidade para este ano foi, além do ICMS Cultural, outros temas foram abordados durante os encontros, como por exemplo o projeto “Violas: o Fazer e o Tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado e a proteção de núcleos históricos.
“Tupaciguara, graças a Deus, é rica culturalmente, por isso acho de extrema importância a participação de nossos colaboradores nesses encontros, para enriquecimento cultural e de conhecimento, e com isso trazer para Tupaciguara mais investimentos e mais incentivos culturais para a preservação da cultura e do patrimônio histórico local, e fazer com que a nossa cultura seja despertada cada vez mais em todos os tupaciguarenses”, enfatiza o Prefeito Tenente Carlos.