A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS “Maria Inácia de Novais”, oferece diversos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com público-alvo e objetivos distintos. Dentre estes, há o projeto denominado Criança do Futuro que tem como objetivo trabalhar, discutir e refletir sobre múltiplos assuntos entendidos como sendo fundamentais no processo de desenvolvimento saudável na infância.
Os encontros ocorrem semanalmente com planejamento, elaboração e direção das psicólogas, técnicas de referência do CRAS, juntamente com apoio de uma orientadora social. O grupo é ofertado às quintas-feiras no período vespertino, no CRAS do bairro Nova Esperança, localizado na av. Teodomiro Martins Prudente, s/n, assim como no Anexo, localizado na rua Valdemar Marques da Silva, 51, bairro Morada Nova.
Dentre as diversas temáticas já trabalhadas, desenvolve-se atualmente o projeto intitulado “Psicologia e dança: tecendo relações”. Um dos objetivos da atividade é estabelecer relações entre a dança – representada pelo gênero musical forró – e conteúdos da psicologia, abarcando as expressões do corpo em suas diversas apresentações, percepções e emoções. A pretensão é trabalhar temas transversais como as emoções e sua relação com o corpo; relações de gênero; diversidade cultural; consciência corporal; formação da identidade; preconceito.
“Pretende-se, com o projeto, auxiliar as crianças e adolescentes que participam do grupo em diversos aspectos como desenvolvimento da autoconfiança; desenvolvimento da consciência corporal; instigar novos recursos de interação e socialização; investigar possibilidades de comunicação através da expressão e da linguagem; provocar reflexões e debates sobre os temas em questão; conhecer aspectos históricos e técnicas básicas do forró. Com isso poderemos ofertar uma melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos, refletindo-se na base familiar e dando oportunidade de desenvolvimento e crescimento intelectual”, argumenta o Prefeito Tenente Carlos.