O Município de Tupaciguara possui mais de doze mil pedidos de Tratamento Fora de Domicílio – TFD em diversas especialidades, e com isso a geração de muitos formulários, de muita documentação chamou a atenção da administração municipal que incansavelmente vem lutando para melhorar a qualidade de vida de todos.
Pensando nisso, a Prefeitura buscou parcerias para a implementação eletrônica do TFD, que gera uma economia e um tempo-resposta mais rápido para toda a população. A implementação foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde e será difundida para todos os Programas da Saúde Familiar (PSFs) que garantirá o armazenamento e maior facilidade de controle.
O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotados todos os meios de atendimento.
Essa conquista foi graças aos esforços da Secretária de Saúde, Mariana Leão, do Prefeito Tenente Carlos e de todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde que vêm trabalhando todos os dias para melhor atender a todos os tupaciguarenses.
“Gostaríamos de parabenizar a todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, em especial à Secretária Mariana Leão, pelos esforços conquistados para Tupaciguara. Temos a certeza de que, com a colocação do TFD eletrônico em nosso Município, teremos mais rápida a resposta dos hospitais credenciados com as consultas especializadas e economizaremos com a substituição de folhas por cadastrados eletrônicos. Ganha a população com um atendimento mais humano e com mais agilidade”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.