No dia 25 de novembro, em todos os postos de saúde, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o mutirão para coleta de sangue para o exame de PSA, em decorrência do Novembro Azul, para aqueles homens com mais de 40 anos. Compareceu um recorde de 432 homens que aceitaram o convite e realizaram o exame e aguardam o resultado.
O exame foi realizado nos postos de saúde do município de Tupaciguara, onde, em cada paciente, foi feita a coleta de uma pequena amostra de sangue e encaminhada ao laboratório credenciado para a obtenção do resultado. Para que a realização do exame fosse concretizada, eram necessárias algumas preocupações para evitar resultados falsamente elevados, e esses cuidados foram distribuídos pelas agentes comunitárias de saúde, que, ao visitarem as casas, foram distribuindo o material de acordo com o Ministério da Saúde para o Novembro Azul.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). E entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados.
“Mais um mutirão com resultado positivo e com mais participação do que o esperado. Tivemos a presença de mais de 400 homens realizando a coleta de sangue para o exame do PSA, que serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições e ele é solicitado no início das investigações médicas, mas em decorrência da Campanha do Novembro Azul, decidimos realizar o mutirão para a coleta de sangue e realização dos exames. Estamos buscando todas as formas para melhorar nossa saúde, e iremos conseguir com a ajuda de todos os envolvidos e com toda a sociedade, com pensamento positivo e aberto para a realização e participação dos mutirões, das campanhas e da conscientização de todos”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.