Na noite do dia 08 de agosto, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, e parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, realizou a palestra sobre Manejo e Controle de Javalis.
A palestra serviu como fonte de retirada de dúvidas sobre o citado tema, já que esses animais, em muitas propriedades rurais, fazem muitos estragos e destroem, segundo o IBAMA, áreas de preservação, nascentes, córregos, plantações, vegetações e podem ser agressivos com animais domésticos ou de corte.
O analista ambiental do IBAMA, Sylvio Veiga, apresentou toda a documentação legal que é necessária para o controle do javali, além de retirar as dúvidas sobre esse manejo. A Polícia Militar do Meio Ambiente ainda reforçou a importância dessa documentação estar em dia, pois, em uma abordagem, o não porte ou o não cumprimento da legislação, os responsáveis poderão sofrer sanções, desde multas a prisões e a recolhimento do material.
Estiveram presentes muitos envolvidos no controle e no manejo dos javalis, produtores rurais, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, Marcelo Godoi, representando o poder executivo; Sylvio Veiga Modesto – Analista Ambiental do IBAMA; 1º Sargento PM Guilherme M.J. da Fonseca, comandante do 2º Grupo de Polícia Ambiental de Tupaciguara, com todo seu efetivo de policiamento; Tenente Patrício Renato Ferreira, comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, região Uberlândia; Vinícius da Silva, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico; Fernando do Vale, vereador.
Segundo o Instituto, “O javali é uma espécie exótica que provoca desequilíbrio ambiental e prejuízos a lavouras de pequeno e médio portes, além de ameaçar a saúde e a segurança de pessoas e animais (silvestres e domésticos). Sem predadores naturais no país, as populações do animal crescem de forma rápida. A União Internacional para Conservação da Natureza considera o javali uma das cem piores espécies invasoras no mundo. Nos anos 1990, javalis foram trazidos da Europa e do Canadá para criadouros no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Alguns animais foram soltos propositadamente ou fugiram, e acabaram se alastrando. Atualmente, são encontrados em vida livre em 13 estados e no Distrito Federal. Grupos de javalis também foram registrados em 25 unidades de conservação federais”.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos se prontifica a orientar a todos os munícipes que desejam realizar o controle e manejo desse animal, desde a documentação até o envio desta para os órgãos responsáveis. A Secretaria funciona no Centro Administrativo “Dr. Enodes de Oliveira”, de segunda a sexta-feira, das 08 às 11, e das 13 às 17 horas.