Prefeitura de Tupaciguara promove encontro com programas assistenciais e de saúde

No início de fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social reuniu os principais programas sociais e de saúde para debaterem, juntos, as melhorias para toda a rede.

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reuniu- se com diversos órgãos municipais, estaduais com o objetivo de conhecer os serviços ofertados por cada órgão, no âmbito do Serviço Único de Saúde – SUS, Serviço Único de Assistência Social – SUAS, e Serviço Social do Tribunal de Justiça que possuem interface com as demais políticas públicas e articulam, coordenam e ofertam os serviços, programas, projetos e benefícios nas respectivas áreas, visando à articulação do serviço na rede municipal.
A reunião aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Centro Administrativo “Dr. Enodes de Oliveira”, e contou com a presença dos representantes do Centro de Referência da Assistência Social –CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Conselho Tutelar, Coordenação dos Conselhos Municipais, Tribunal de Justiça, abrigo provisório para crianças e adolescentes, Cadastro Único , Atenção Básica da Saúde, além da equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Este primeiro encontro serviu para a implantação e funcionamento da rede socioassistencial do município de Tupaciguara, com vistas a discutir o Sistema de Garantia de Direitos e a organização dos órgãos e equipamentos prestadores de serviços das áreas de saúde, assistência social, Tribunal de Justiça e da criança e adolescente.
A secretária de Desenvolvimento Social, Daniela Rodrigues, afirma que esse primeiro encontro teve como foco, principalmente, a integralidade da proteção social na oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. E na intersetorialidade com a integração e articulação da rede sociassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais.