Prefeitura de Tupaciguara prioriza educação

Em 2017, Tupaciguara brilhou no cenário educacional. A rede municipal de ensino teve um ano de várias conquistas, premiações e progressos nos diversos aspectos: cognitivo, afetivo e cultural. As práticas pedagógicas foram repensadas e reformuladas a fim de buscar maior contextualização no processo de ensino-aprendizagem.

A Secretaria Municipal de Educação tem como principais atribuições formular e coordenar a política municipal de educação e supervisionar sua execução nas instituições que compõem sua área de competência. A rede municipal de ensino possui 10 (dez) unidades escolares, sendo 04 (quatro) escolas na zona urbana, 03 (três) na zona rural e 03 (três) CEMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil atendendo nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e EJA. A Central de alimentação oferece diariamente lanche balanceado e de qualidade para as crianças da zona urbana. Para os alunos matriculados no Programa Mais Educação, Tempo Integral e zona rural, as refeições são preparadas na própria escola, sob a orientação da nutricionista.

No início do ano, atendendo todo o clamor da comunidade local, o Prefeito Tenente Carlos, acompanhado da Secretária Municipal de Educação Priscilla Andrade, reabriram a Escola Municipal do Brilhante, conforme portaria SEE nº 137/2017, acolhendo o desejo de todos os moradores da região.

Foi implementada a escola de Tempo Integral e Integrada nas Escolas Municipais, e, por um dos projetos, Tupaciguara recebeu o Prêmio “Cidades Inteligentes” na categoria Educação pelo projeto “Sons e Canções: Integrando Valores e Transformando Vidas”.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, foram feitas várias reformas nas unidades escolares, com destaque para a reforma e ampliação da Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho; reparos, dedetização e limpeza das caixas d’água em todas as unidades escolares e na Central de Alimentação, entre outras unidades.

Também, foram adquiridos, por meio de emendas parlamentares, 03 ônibus escolares, além de novos mobiliários para as escolas.

No tocante ao processo de ensino-aprendizagem, a Educação Municipal implementou diversos projetos, dentre eles: Hino Nacional; Brincando com a Matemática; Caderno Viajante; Projeto Xadrez na Escola; Somando e Multiplicando Saberes; Adote uma Praça; “Sons e Canções: Integrando Valores e Transformando Vidas” e outros.

Em conformidade com os princípios legais da administração pública, a Prefeitura reajustou os salários dos educadores. A busca pela maior valorização dos servidores em Educação é uma constante para o executivo. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, destaca-se, ainda, a oferta de várias capacitações para os profissionais da rede municipal de ensino. Aqui, a parceria com SEBRAE e UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e o PNAIC foi diferencial em qualidade. Neste sentido, além de cumprir com o previsto no PME e Plano de Carreira, o município investe em qualidade em educação em suas escolas.

Destaque-se, também, a realização de vários eventos promovidos pela secretaria em questão, a saber: Arraiá da Educação no Bairro Nova Esperança; I Mostra Pedagógica da Educação Integral; composição do Fórum Permanente de Educação Municipal e a realização da Conferência Municipal de Educação. Ainda, há que se ressaltar a articulação entre Prefeitura, UFU e MEC para a autorização de um Campus da UFU em Tupaciguara, para cursos de Engenharia; a realização das formaturas dos pré-escolares, 9º ano e ensino médio das escolas municipais, entre outros.

“Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. Temos um grupo unido, motivado e capacitado, o qual não mede esforços para que nossos alunos recebam o melhor em educação. Por isso, conquistamos premiações e o reconhecimento de parceiros como a Superintendência Regional de Ensino (SRE) e o SEBRAE. Agradeço primeiramente a Deus por nos dar a direção correta. Agradeço, de forma especial, aos profissionais em educação que estão, diariamente, construindo História, uma história em que os protagonistas (nossos alunos) atuaram de forma consciente e participativa em busca de um futuro melhor para todos os tupaciguarenses”, enfatiza a Secretária Municipal de Educação, Priscilla Andrade Faria Cabral.

“Estamos priorizando a educação, pois temos a clareza de que, investindo na qualidade do ensino ofertado, estaremos garantindo um futuro melhor para a nossa cidade. Em nosso Plano de Governo, pontuamos várias metas para a rede municipal de ensino e, estamos buscando, de maneira incansável, torná-las realidade. Buscamos conhecer, pactuar e implementar diversas políticas públicas, tais como: o PNME (Programa Novo Mais Educação); PNAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa) e outras.  A educação confere ao homem uma identidade, ou seja,  identifica-o como produtor de culturas e Histórias. Por isso, a maneira mais eficiente de mudar o futuro é investir maciçamente em educação”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.