Na tarde do dia 13 de junho, na sede do Rotary Club de Tupaciguara, o prefeito Tenente Carlos, juntamente com as entidades classistas do Município e com um grupo de empresários que fomentam melhorar a educação em Tupaciguara, recebeu o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen Júnior, e o chefe de gabinete da reitoria, Clésio Lourenço Xavier, para uma conversa com empresários e entidades sobre a vinda de cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, para Tupaciguara, um campus de graduação .
A reunião aconteceu a pedido do empresário Marco Antônio e vários parceiros que desejam a instalação de um campus da universidade em Tupaciguara. Durante a reunião, o reitor Valder Steffen Júnior destacou a importância do crescimento da Universidade Federal de Uberlândia para as demais cidades e se prontificou a orientar e encaminhar o pedido da instalação desse campus para o Ministério da Educação em Brasília.
“É papel da instituição pública, instituição federal, todas as vezes que as cidades da região têm um pleito de receber um novo campus da instituição, então é papel dela, dentro das possibilidades, estudar esse desejo, esse plano da cidade. É claro que coloco aqui que é um momento difícil no país em termos econômicos, e também políticos, mas isso vai passar”, afirma o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Júnior.
O reitor ainda apresentou um pouco da Universidade Federal de Uberlândia, afirmando que hoje existem mais de 25 mil alunos na graduação, mais de 5 mil alunos no ensino a distância e cerca de 6 mil alunos nas pós-graduações entre outros dados. O reitor ainda afirma o compromisso de levar a solicitação da Prefeitura, juntamente com a sociedade civil organizada e os empresários, da criação de um campus da Universidade na cidade de Tupaciguara, mediante parcerias com todos os empresários e toda a comunidade.
O prefeito Tenente Carlos, em sua fala, durante a reunião, afirmou o compromisso da Prefeitura de Tupaciguara com a educação em nosso Município, e que todo esforço necessário será feito para que mais escolas, mais cursos e mais qualidade profissional venham para a cidade e que todos os munícipes tenham mais qualidade de vida. “Iremos fazer uma manifestação pública, juntamente com o poder público municipal, com todos os empresários, com toda a sociedade civil organizada, com a Câmara de vereadores, quando encaminharemos tudo para a Universidade Federal de Uberlândia, solicitando esse novo campus para nossa Terra da Mãe de Deus. Faremos um estudo também de quais cursos poderiam vir para Tupaciguara, para que vão de encontro com a realidade de nosso Município e de acordo com a demanda já existente em nossa região. Nós temos a vontade política, temos a disposição e iremos dar legalidade a esse pedido, e, dentro do embasamento legal ter os frutos do que pode ser realizado dentro das possibilidades da Universidade juntamente com o Ministério da Educação”, comenta o Prefeito Tenente Carlos.
A reunião aconteceu na sede do Rotary Club de Tupaciguara e ficou acordado que será enviado, através da Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação, um documento solicitando a criação desse novo campus à Universidade Federal de Uberlândia, que o reitor se prontificou a levar às mãos do Ministro de Estado da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, para deliberarem o mais rápido a criação desse importante marco para Tupaciguara.
A prefeitura de Tupaciguara, ciente da responsabilidade com toda a população, fará sempre o possível, juntamente com os parceiros, empresários, sociedade civil organizada e todos que desejam uma cidade melhor, buscará todas as possibilidades, todas as formas de melhorar a qualidade educacional, de vida de todos os tupaciguarenses que anseiam desejo de prosperidade.