Prefeitura de Tupaciguara inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe no dia 17/04

 

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada entre os dias 17 de abril e 26 de maio, sendo 13 de maio o dia de mobilização nacional.

No Estado de Minas Gerais, neste ano, a meta é vacinar 90% da população do grupo prioritário que são pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (mediante prescrição médica) e privados de liberdade.

A Superintendência Regional de Saúde enviará para o Município de Tupaciguara as doses necessárias para o início da campanha no dia 17 de abril. E gradativamente serão recebidas mais doses.

De acordo com o Estado de Minas Gerais, “A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais”.

Tome Cuidado! A Secretaria de Estado de Saúde Alerta!

“A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. A vacinação  mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são vacinas trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma do B. Além da vacina, as ações de prevenção da transmissão da influenza incluem a etiqueta respiratória e a lavagem correta e frequente das mãos.”