Antecipar a demanda, ou seja, antecipar o trabalho de combate à Dengue em Tupaciguara, eliminando os possíveis criadouros teve uma importante ação desenvolvida pela Prefeitura de Tupaciguara neste mês.
Com a aproximação das chuvas e com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que entre outras doenças, transmite a dengue, no último dia 8, uma visita educativa foi feita ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Tupaciguara, sob a administração da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupaciguara – ASCAMAT.
Tal ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Zoonoses, tendo à frente a educadora em Saúde Soraia Silva Felipe e o supervisor Geral Milton Roberto, acompanhados da diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bióloga Daniela Alves Rezende, que reforçaram as orientações a respeito de cuidados com possíveis criadouros. Apesar do local armazenar grandes quantidades de recicláveis, todos os procedimentos são atendidos para evitar a proliferação dos mosquitos.
A ASCAMAT, assim como borracharias e outros locais que podem ser criadouros de vetores, é considerada um ponto estratégico e recebe visitas quinzenais dos agentes de zoonoses para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.
O mosquito está bem adaptado a cidade, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa. Com as primeiras chuvas se aproximando, fica o alerta à população para evitar criadouros do mosquito como: vasos de plantas, pneus velhos, caixas d’água, calhas, garrafas e baldes vazios, dentre outros. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos do mosquito transmissor da doença.