Prefeitura de Tupaciguara capacita profissionais da educação para PNAIC 2018

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, representada pelo coordenador local e pelos formadores locais do PNAIC (Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa), participou de dois dias de formação na Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Na oportunidade, os cursistas receberam orientações para a realização dos encontros em seus respectivos municípios.

A etapa 2017/2018 do PNAIC contempla os eixos Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Programa Novo Mais Educação. A formação será ministrada de março a maio e contará com parte da carga horária presencial e parte por meio de atividades e estudos colaborativos, ou seja, carga horária em serviço. O PNAIC é um pacto pela alfabetização e, como tal, essa política prevê a garantia do direito à alfabetização/letramento até os oito anos de idade.

“O PNAIC foi lançado em 2012 e, desde então, tem subsidiado práticas de ensino inovadoras e diversificadas. Para este ano, a articulação entre as redes municipal e estadual foi um diferencial e, certamente, garantirá a troca de experiência entre os cursistas. A inclusão dos profissionais da educação infantil deve ser ressaltada, uma vez que é nesta etapa de ensino que se desenvolve conceitos, hábitos e atitudes decisivos para o processo educativo”, ressalta a professora Claudia C Santos, Coordenadora Local do PNAIC.

“Acreditamos que a articulação do saber e a contextualização do ensino são caminhos certos para alcançarmos a excelência em educação. Nesse sentido, o PNAIC é uma ferramenta de real importância, pois garante o direito à formação continuada do professor e propicia o redirecionamento da prática pedagógica”, afirma a secretaria Priscilla Andrade.

“Valorizamos e apoiamos as políticas de formação, pois sabemos que uma educação de qualidade se faz pela atuação de profissionais capacitados e conscientes de seu papel. Temos a certeza de que o PNAIC muito contribuiu e contribuirá para a formação letrada de nossos alunos. Afinal, como disse o mestre Paulo Freire: a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirma o prefeito Tenente Carlos.