Prefeitura de Tupaciguara busca referência para as questões sobre a ansiedade e a depressão

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando em busca de resolutividades para as questões que assombram a humanidade como ansiedade e depressão. O Município de Tupaciguara conta com um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, localizado na Avenida José Bueno de Azeredo, 29 – Tiradentes.

Durante todo o ano, são desenvolvidas atividades relativas à saúde mental, ao acompanhamento familiar e à referência psicossocial para a sociedade tupaciguarense.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu-se com todos os médicos e enfermeiros da atenção primária e com toda a equipe do CAPS, para juntos nortearem ações pautadas na importância da comunicação sobre a saúde mental para todos os munícipes. Participou também dessa reunião a psiquiatra de referência Dra. Lara.

Conforme o Ministério da Saúde, “Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar”.