A prefeitura de Tupaciguara, por meio das Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes e de Saúde, com o apoio da Polícia Militar, adere à Campanha Educativa Nacional sobre a Educação e Segurança no Trânsito em Tupaciguara, com o tema “Nós Somos o Trânsito”. Serão desenvolvidas ações de conscientização nas escolas tupaciguarenses, bem como distribuição de folders durante o mês de maio.
O objetivo da campanha, embasada na campanha Maio Amarelo, é a conscientização de toda a população quanto ao uso do celular ao volante, uso de bebidas alcoólicas e o volante, o respeito à sinalização de trânsito, o respeito aos ciclistas que usam a ciclovia e aos pedestres que atravessam as faixas destinadas a eles, além de fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.
Segundo a organização do movimento nacional Maio Amarelo, “O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas”.
“Assim como aderimos em 2017, a Campanha Nacional Educativa no trânsito; agora, em 2018, estamos novamente aderindo à campanha que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Será como um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. A Campanha Educativa sobre Segurança e Educação no Trânsito terá distribuição de folders em breve, e várias ações em conjunto com a Polícia Militar”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.