A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial, promoverá uma caminhada nesta próxima sexta-feira, 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com saída às 08 horas e 30 minutos, da Praça Nossa Senhora da Abadia.
Participarão da caminhada usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – Integrar, juntamente com seus pais e responsáveis e profissionais da saúde, ligados à saúde mental do Município e a população que se sentir à vontade para tal ato.
De acordo com pesquisas, esta data foi instaurada em 1987, na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
O objetivo do movimento, segundo a coordenadora e psicóloga do CAPS, Larissa Morais Storti, é “Destacar o cuidado que a pessoa em sofrimento mental necessita: a reabilitação psicossocial. A segregação, a exclusão do contato social, sobretudo por via da internação, muitas das vezes são vistas pela sociedade como o melhor tratamento, em uma ação que parece protegê-la do contato com a dor do outro. É preciso promover uma desconstrução da lógica manicomial existente nos espaços públicos e privados, e, para tal, é fundamental escutar o outro, respeitar a diferença e oferecer um espaço de construção de laços entre nós”, enfatiza a coordenadora.
O CAPS Integrar oferece cuidado psicossocial às pessoas de todas as faixas etárias, que estão em grave e persistente sofrimento psíquico, incluindo usuários com necessidades decorrentes do uso de álcool e/ou outras drogas. O tratamento é facilitado por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogas, psiquiatra, médica clínica, enfermeiro e técnica de enfermagem. Fica localizado na Avenida José Primo de Azeredo, nº 90, bairro Tiradentes, contato: (34) 3281-6463.