O Prefeito Tenente Carlos participou da reunião no Senado Federal, em Brasília, juntamente com dezenas de prefeitos e com a AMUSUH – Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados (AMUSUH), onde os senadores aprovaram, nesta quarta-feira (11), o PLC 315/2009 que atualiza de 45% para 65% a fatia da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) destinada aos 729 municípios sedes de usinas e alagados.
A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) e os prefeitos comemoraram esse grande avanço para as prefeituras de todo o Brasil. O Projeto foi aprovado com o voto de 43 senadores e apenas uma abstenção.
Para o presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória, essa vitória é resultado da união das forças políticas dos prefeitos. “Hoje é um dia histórico para a nossa Associação e para as centenas de prefeituras de todo o país. Essa aprovação faz justiça com esses municípios que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso país. Agradeço a todos os prefeitos, prefeitas, deputados e senadores que lutaram para que esse objetivo fosse alcançado. Quem ganhou foi o nosso país”, afirmou Salmória.
A secretária-executiva da AMUSUH, Terezinha Sperandio, relembrou o decisivo papel da Associação. “Parabéns, municípios, vocês venceram. Foi quase uma década de trabalhos para aprovarmos esse Projeto. Nossa Associação tem 24 anos de atuação em defesa das pautas municipalistas e vamos continuar lutando. Agradeço todo o apoio dos prefeitos e prefeitas que encamparam essa luta e batalharam juntos conosco. Agora vamos manter o nosso trabalho na defesa de outras pautas de interesse dos 729 municípios sedes de usinas e alagados”, garantiu Terezinha.
Tupaciguara faz parte dos municípios alagados e foi de extrema importância a aprovação deste projeto de lei que garantirá mais recursos ao município.
Aprovar o PLC 315/2009 foi uma prioridade da AMUSUH para o primeiro semestre. O aumento de 45% para 65% da fatia da CFRUH para os municípios, ou seja, aumento de receitas para os municípios-sede de usinas e de alagados chegará em boa hora, para podermos realizar mais ações governamentais. Com essa aprovação, estamos buscando mais melhorias para Tupaciguara, pois teremos mais receitas para investir em educação, saúde e moradias, entre outros”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.