Na manhã do dia 03 de abril, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o prefeito Tenente Carlos, acompanhado dos prefeitos da região, reuniram-se com o Governador Fernando Pimentel, com o Secretário de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, com o ex-ministro da Saúde e consultor do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri), Alexandre Padilha, e com a Superintende Regional de Saúde, Rosângela Paniago, quando concretizaram a implantação do SAMU na região.
Ficou decidido que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrará em funcionamento na Região do Triângulo Norte no dia 7 de junho deste ano.
Segundo os organizadores, foram várias etapas até aqui: a elaboração de projeto, a criação do Consórcio de municípios que serão atendidos, os debates nas Câmaras das cidades participantes, a criação de um fundo de contribuição dos municípios, a captação de recursos, a realização de concurso, o treinamento dos aprovados, a aquisição de equipamentos e veículos, e o credenciamento junto ao Governo de Minas e Ministério da Saúde.
Fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI, 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte. São eles: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia, mas Uberlândia não aderiu à implantação do SAMU 192.
“Muito me alegro em poder anunciar que participei dessa reunião e ficou decidido que o tão sonhado SAMU irá funcionar em 07 de junho em nossa cidade e em toda a região. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Teremos profissionais qualificados para a execução de tais atendimentos que facilitarão a melhoria na saúde de nossa Município”, reforça o Prefeito Tenente Carlos.