Prefeita Edilamar se reúne com representantes do DNIT

Na cidade de Monte Alegre, Edilamar se reuniu com representantes do DNIT  para falar sobre o viaduto no entroncamento da MG-452 e a BR-365, na região de Xapetuba e apresentar outras solicitações

Na última segunda-feira (13), a prefeita Edilamar Novais Borges esteve na cidade de Monte Alegre de Minas, onde se reuniu com outros prefeitos da região para reivindicar junto ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – soluções para problemas que se arrastam por mais de dois anos.

O DNIT é uma autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes e tem por objetivo implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Ligadas a este Departamento estão as superintendências que atuam no âmbito dos estados.

Em Minas Gerais, recentemente foi empossado o novo superintendente, Evandro Fonseca, que assumiu tendo como missão retomar várias obras paralisadas, uma delas, o viaduto de Xapetuba, no entroncamento da MG-452 e a BR-365.

Em resposta à prefeita, Dr. Evandro, deixou claro que o acidente que vitimou o operário da obra está atrasando a retomada dos trabalhos. O que ocorre é que no dia 09 de fevereiro de 2014, O trabalhador Edmilson Gomes dos Santos, de 27 anos, morreu após ser esmagado por uma viga que caiu, um dia após a obra ter sido retomada, obra que estava paralisada há dois anos. Segundo o superintendente, o processo ainda está em fase de investigação e só depois que um laudo conclusivo da perícia técnica, sobre o acidente, deverá ser feita uma licitação, que depois de publicada e concluída, leva cerca de 3 meses para ser homologada, e só então a obra deverá ser retomada.

A prefeita Edilamar falou para o superintendente da importância desta obra para Tupaciguara. “São cerca de 5,5 km ou 11km (ida e volta) que os usuários do trecho Tupaciguara/Uberlândia e vice-versa, percorrem a mais para chegar ao seu destino. Temos oito ônibus que levam estudantes para Uberlândia e pagamos por quilõmetro rodado, o município acaba perdendo muito com isso, sem contar vários postos de combustíveis que fecharam, prejudicados pela mudança na rota dos viajantes. Viemos buscar uma solução para esse problema que estamos vivendo há 3 anos e esperamos um olhar mais carinhoso com nosso povo”, pediu a prefeita de Tupaciguara.

Dr. Evandro seguiu dizendo que a obra do viaduto é a primeira que deverá ser realizada na região e reconhece a importância e a pressa que os usuários têm na conclusão dela.

Participaram também da reunião, o Assessor de Assuntos municipais da presidência da República Joédis Marques, o prefeito Rodrigo Alvim e vereadores da cidade de Monte Alegre, o prefeito Leleu de Gurinhatã, o presidente da Amvap e prefeito de Centralina Elson Martins de Medeiros que apresentaram várias reivindicações para suas cidades.

Também esteve presente o Secretário de Trânsito e Transportes de Tupaciguara, Tide. Para o secretário, a reunião foi de grande valia. “Sei que este processo é lento, mas sentimos por parte do DNIT uma vontade de concluir a obra do viaduto. Levamos para ele outras reivindicações importantes como a colocação de placas de sinalização, iniciando sentido Tupaciguara, Araporã e Itumbiara e substituição de  placas colocadas em local inadequado e obtivemos um aceno positivo por parte deles, o que foi muito bom”, disse Nelcides (Tide).