Prefeita e vereadores discutem greve dos professores

rpofessorestupaciguaraA Prefeita Edilamar Novais Borges, secretários e funcionários da educação se reuniram com vereadores na tarde de hoje (9) para tratar da greve dos professores.

Desde 2013, a Prefeita Edilamar Novais Borges tem estudado uma maneira de colocar em prática a questão do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica, que foi aprovado em 2008 e deveria ser pago desde 2010.

Uma das propostas de seu governo inclui a valorização dos servidores da educação. A prefeita pretendia pagar o piso salarial sem tomar atitudes drásticas como demissões, cortes nas horas extras, fechamento de escolas, o que não era de sua vontade, fazendo um planejamento drástico no orçamento municipal.

Antecipando às decisões da prefeita, uma Comissão representativa dos professores e o Sind Ute/MG se reuniram com representantes do executivo municipal e reivindicaram o pagamento do piso salarial. A prefeitura, em contra partida, dado à diminuição de recursos nos repasses do mês de setembro, pediu um prazo de 30 dias para avaliar as propostas apresentadas, mas os professores optaram por uma greve.

Na tarde de hoje, uma reunião que se estendeu pela noite e contou com a participação da professora Elizângela Gomes Oliveira, a prefeitura fez o anúncio de que pagará a partir de janeiro de 2016, um abono mensal, chegando até dezembro o salário integral proporcional às 24 horas trabalhadas.

Um nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira para que seja entregue á Comissão representativa, a formalização do anúncio feito pela prefeita Edilamar.

Fonte: Secretaria de Governo