Durante todo o mês de outubro, várias ações foram empreendidas para chamar a atenção da comunidade, em especial das mulheres, para a prevenção do câncer de mama.
Essa ações fizeram parte da Campanha “Outubro Rosa”, que teve início com o envolvimento em parcerias com empresas e comércio, publicidade como colocação de adesivos, cartazes e faixas e reuniões de equipes.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Um “pit stop”, promovido pelos ACSs – Agentes Comunitários de Saúde – também foi realizado e serviu para divulgar outras ações da secretaria como o mutirão de prevenção do colo do útero, que aconteceu no dia 24 de outubro.
Ambientes decorados na cor rosa e a iluminação em rosa assumiram importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo, como foi o caso das Unidades de saúde, comercio e monumentos na cidade que remetiam ao clima do mês voltado para saúde da mulher.
Esta semana, a Secretaria municipal de Saúde apresentou uma balanço do resultado da campanha e relatou fatos importantes como um número maior de mulheres que buscaram informações e exames preventivos.
Todos os PSFs foram mobilizados e “salas de espera” serviram como propósito de informar e auxiliar nas dúvidas quanto ao Câncer de mama. Profissionais de saúde falaram sobre a importância da mamografia e também aproveitaram o momento para falar do exame papanicolau.