O Núcleo de Vigilância Ambiental, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, é responsável pelo Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti todos os anos para controle da infestação por bairros da cidade. Neste ano, foi realizado em janeiro, 2,9%, e em abril com 2,1%.
No início do ano de 2017, antes do mutirão da limpeza urbana e da efetivação das etapas do calendário de limpeza, a cidade apresentou um índice de 3,5%. Atualmente, esse indicativo foi para 2,1%, uma queda de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ao todo foram vistoriados 660 imóveis nesse LIRAa, onde os bairros São Cristóvão, Paineiras, Bom Sucesso e Boa Vista foram os bairros com mais registro de infestação por estrato, principalmente criadouros em recipientes plásticos e latas, sucatas e entulhos nos quintais.
O Levantamento de Índices Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), método simplificado para determinação dos índices larvários de A. aegypti, possibilita obter de maneira rápida e oportuna o diagnóstico do Município com relação à infestação e aos tipos de criadouros, permitindo a administração direcionar as ações de controle para as áreas apontadas como críticas.
O Centro de Controle de Zoonoses, responsável pelas ações de combate ao mosquito no Município, vem desenvolvendo ações pactuadas nos levantamento e assim possibilitando que o índice diminua mais ainda e melhore a qualidade de vida de todos os tupaciguarenses.
“Recebo com muita satisfação essa notícia de que estamos diminuindo nossos índices de infestações do mosquito Aedes aegypti, grande responsável por várias doenças, entre elas a Dengue. Nossas ações estão pactuadas na limpeza e na retirada de entulhos por toda a cidade, para que esse índice seja cada vez menor. Mediante isso, solicito o apoio de todos os tupaciguarenses que cumpram o calendário de limpeza urbana, colocando para fora os entulhos, somente na data certa de cada bairro, e assim poderemos ter mais qualidade de vida, longe de doenças como a Dengue”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.