Mulheres jovens e preocupadas com a saúde

Mulheres em idade fértil de 25 a 59 anos de idade participaram no último dia 23, do 6º Mutirão de Papanicolau, evento promovido e voltado para a prevenção e atenção ás mulheres, onde a Secretaria Municipal de Saúde realizou a ação em todas as Unidades de Saúde – PSFs.

De acordo com a coordenadora do PSF Tiradentes, Polyana Lopes Moura Neves e a técnica de enfermagem Flávia Rosa Tibúrcio, a ação desenvolvida pela SMS foi de suma importância, onde no PSF 19 mulheres compareceram, dentre elas, Daiana Martins de Souza, que se mostra preocupada com sua saúde e quis fazer o exame.

Segundo a coordenadora dos PSFs e do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Poliana Machado, o alvo da campanha foram Mulheres em idade fértil de 25 a 59 anos, porém, todas as mulheres foram convidadas.

O evento teve o acompanhamento de perto da secretária de Saúde. “Levamos o convite às mulheres em geral para mais essa ação preventiva que garante a todas, qualidade de vida”, disse a secretária municipal de Saúde, Priscila Teles.

No PSF Nova Esperança, segundo a coordenadora Andreia Tavares Martins, 13 mulheres na faixa etária de 20 a 60 anos de idade compareceram.

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade pela doença.