IV Conferencia municipal de Saúde de Tupaciguara

Os dias 29 e 30 de junho foram de muita discussão e propostas para melhorar o atendimento ao cidadão na saúde pública e formataram a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Tupaciguara.

O tema, proposto pelo Ministério da Saúde, “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do Povo Brasileiro”, foi amplamente debatido por grupos de estudo formados por profissionais da saúde, conselheiros municipais, representantes de entidades, sociedade civil e organizações governamentais

A solenidade de abertura contou com a presença da prefeita de Tupaciguara – Edilamar Novais Borges, do Superintendente Regional de Saúde – Almir Fontes, da secretária municipal de Saúde – Priscila Telles, da Coordenadora de Atenção Básica – Luzimar Abrão, do vice-prefeito Jales Junior, vereadores, secretários municipais, entre outras.

Apresentações culturais sucederam o Hino Nacional brasileiro e ficaram por conta do Coral da Aroeira e do Cantor de Opera Rodolfo Godoy que cantou “Vergin Tutto Amore” de Francisco Durante.

Um momento, na Conferencia, de muita importância para a saúde pública foi a assinatura do contrato firmando entre a Prefeitura e a empreiteira Debs Procópio para a construção do Hospital Maternidade.

Todas as autoridades que fizeram uso da palavra foram unânimes em afirmar que com a chegada do Hospital Municipal criar-se-a uma grande oportunidade para resolver a média complexidade que hoje é o grande gargalo da saúde em Tupaciguara.

As palestras encerraram o período da manhã. A Secretária de Saúde Priscila Teles foi uma das palestrantes e apresentou a planta do Hospital maternidade, falou de sua importância e fez um relatório das ações da secretaria de Saúde de 2013 ate agora. O Médico Dr. Eduardo Setti fez uma retrospectiva, lembrou o ex-prefeito e médico Dr. Helio de Castro e como foi criado o primeiro posto de atendimento no município.

As atividades no período da tarde, do dia 29, ficaram por conta de apresentações e depoimentos dos pacientes do CAPS, coordenados pela Assistente Social Luciana Melo. O palestrante Gladiston Pires, gestor em comunicação e recursos humanos falou sobre o tema: “Saúde Legal – somos todos iguais”.

O segundo dia da Conferência, teve como palestrante, o médico Sanitarista e professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFU – Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Nilton Pereira Junior, que explanou sobre o que fazer para que o quadro possa ser alterado, sempre na busca do melhor atendimento ao cidadão.

Ainda na parte da manhã do segundo dia de evento, o público presente assistiu uma apresentação do Grupo “Projeto Crianças do Futuro”.

Na parte da tarde, foram formados os grupos para discussão dos Eixos Temáticos, que teve um bom tempo para debates e votação, além da escolha e eleição dos Delegados para a Conferência Estadual.

Foram eleitos para representar Tupaciguara os seguintes Delegados: Priscila Teles de Paulo Santos e Marco Aurélio Gonçalves (suplente), Carla Cristina Santos Martins e Sandra Lúcia Andrade Dias (suplente), Angélica Cristina Silva e Tayrine Cristina de Oliveira Duarte (suplente), Maristela Feldner de Barros Cunha e Adriângela de Almeida Soares (suplente)

Vale lembrar que as propostas que serão levadas em nível estadual e federal, elaboradas durante o evento, serão encaminhadas à Comissão Organizadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer na cidade de Belo Horizonte de 1º a 4 de setembro.