Hipertensos e diabéticos podem ter qualidade de vida

Uma das grandes preocupações da prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges e da secretária municipal de Saúde, Priscila Teles tem ganhado força desde o ano passado com o fortalecimento das ações na Atenção Primária, onde se trabalha a prevenção e diminui as internações.

Um desses trabalhos tem sido desenvolvido pelo PSF Nova Esperança, onde a coordenadora, Andréia Tavares Martins destaca algumas ações desenvolvidas no final de abril e neste mês de maio por profissionais da unidade.

Um deles, foi o Saúde na Escola, onde foram realizadas palestras abordando os temas alimentação saudável, a importância da atividade física, e também pesou e mediu todas as crianças da escola.

O Grupo de Gestantes também tem sido importante, onde na última reunião foi abordado sobre a importância do pré-natal, tendo como palestrante a médica, Dra. Simone, onde as futuras mamães ainda participaram de um momento de alongamento com a educadora Física Klaudia Bernardino.

O Projeto “Unidades Livres de Tabaco” e “Alimentação Saudável”, também fizeram parte das ações relatadas pela coordenadora, junto com os funcionários da unidade. Além disso, a tradicional “Sala de Espera” realizada na unidade pelas ACSs, diariamente nos dois períodos de atendimento, tiveram a abordagem de temas relevantes, como: prevenção da dengue, tabagismo, realização de colpocitologia na unidade, e ainda a vacinação contra a gripe.

“Temos ainda um efetivo trabalho voltado para os grupos de hipertensos, onde nossa maior preocupação é levar a eles a informação quanto a importância de uma alimentação saudável como uma das maneiras de prevenção e tratamento da hipertensão e também da diabetes”, disse a enfermeira.

Segundo a coordenadora do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Poliana Machado, os eventos coordenados pelo PSF Nova Esperança para alguns grupos, são realizados no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, numa importante parceria voltada para o atendimento de qualidade ao cidadão.