Gerência Regional de Saúde visita Tupaciguara

Secretária municipal de Saúde e assessores se reúnem para ouvir o novo gestor da GRS

 

A secretária municipal de Saúde, Priscila Telles, se reuniu, neste dia 15, com a equipe da Gerência Regional de Saúde de Uberlândia, a qual Tupaciguara faz parte.

A reunião aconteceu motivada por um convite do novo gerente que quis conhecer de perto o trabalho e a estrutura das secretarias e colocar seu trabalho à disposição das prefeituras.

Segundo o gerente Regional de Saúde, o médico Almir Fontes, que recentemente assumiu a pasta, substituindo o antigo titular da GRS Dr. Daltro Catani, a primeira cidade que ele e sua equipe visitam é Tupaciguara.

Almir vai cuidar dos 27 municípios do Triângulo Norte e tem como meta promover uma aproximação maior do Governo do Estado com as secretarias municipais.

O Gerente mostrou-se conhecedor do trabalho que Tupaciguara está realizando. De posse do diagnóstico do município, elogiou muito o trabalho da secretária Priscila Telles.

Dr. Fontes entende que o grande gargalo de Tupaciguara é mesmo a questão da assistência hospitalar. Reconheceu o esforço que os prefeitos têm feito para melhorar a saúde dos munícipes e como o fortalecimento dos municípios deve ser primordial, ressaltando que a saúde é um problema de todos e a união entre as cidades é de suam importãncia Declarou também que o SAMU ainda é uma luta, mas que vai trazer benefícios claros depois de implantado, o que segundo ele deverá acontecer em breve.

Dr. Almir Fontes lembrou que de acordo com relatório, a cidade de Tupaciguara está muito bem na atenção básica e foi muito bem avaliada em todas as áreas, com registro de 96% de resolutividade em suas ações de vigilância em saúde.

Para Priscila Telles, a fala do novo superintendente é assertiva. O grande problema que vive Tupaciguara é mesmo a questão hospitalar. A baixa complexidade é bem resolvida, mas quando se trata de cirurgias e de médicos especialistas, os pacientes ficam mal atendidos.

O ex secretário de Saúde e experiente médico, Dr. Setti, concorda com os dois e afirma que Tupaciguara teve um retrocesso muito grande na saúde com o fechamento de um hospital e com poucos médicos residindo no município. Entende que a questão é abrangente, que o Brasil vive graves problemas nesta área e que estados e municípios sofrem as conseqüências disso.

Esteve presente também à reunião, o secretário municipal de Governo, Marcelo Novais. Marcelo falou que a prefeita Edilamar Novais está dedicando grande parte de seu trabalho e de recursos financeiros da prefeitura para a saúde, mas que os problemas são muitos e são urgentes.

Depois da reunião, que aconteceu no gabinete da Prefeita, o gerente e assessores, bem como a secretária de Saúde e equipe, visitaram a unidade móvel de mamografia que esteve na Praça João de Barros, o Hospital São Lucas, os PSFs e a Unidade Mista de Saúde.