Escola Municipal São Tarcísio organiza palestra sobre a cultura empreendedora do milho

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, por intermédio da Escola Municipal São Tarcísio, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na manhã dessa quarta-feira, 08 de maio, uma palestra com o tema “Cultura Empreendedora do Milho”.

A palestra faz parte do projeto “Cultura Empreendedora do Milho” da Escola e tem como tema “Sabores do Milho”. Foi assistida por toda a comunidade escolar – pais, alunos e funcionários – e ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Eduardo Magno de Almeida Filho, que ressaltou a importância do cultivo do milho na região.

Durante sua fala, o palestrante passou um vídeo onde se destacaram informações importantes como as diversas cores do milho, a existência de mais de 12 mil variedades de milho e que ele é o cereal mais produzido no mundo. O grão do milho é utilizado em mais de mil subprodutos, por exemplo, na fabricação de plásticos e adesivos, nas gomas e farinhas, nos antibióticos, nas pólvoras, até na produção do etanol. Na alimentação, o milho volta às suas raízes e, na indústria, ele é usado para fabricar biscoitos, pães, geleias, chocolate, doces, sorvete e até maionese.

Ao final, foram entregues milho doce cozido e pipoca a todos os presentes demonstrando as formas de preparo do milho.

Marcaram presença no evento o Secretário Municipal de Educação Danilo Salviano de Santana, e a Diretora da Escola São Tarcísio, Dirce Bernardes da Costa, que ressalta: “Escolhemos este tema pela importância do milho na nossa alimentação e como fonte financeira para pequenos e médios agricultores. O tema está sendo desenvolvido com o objetivo de demonstrar aos alunos o valor nutritivo do cereal e sua utilização na culinária brasileira. Na parte pedagógica, estão sendo desenvolvidas atividades como plantio, adubação, gêneros textuais, ilustrações e palestras como esta. Teremos a 3ª etapa do projeto dia 17/05/2019, com a feira alimentícia “Sabores do Milho”.

Por meio de práticas como esta, as crianças se interessam pelo assunto, fazendo nascer, assim, verdadeiros empreendedores da Cultura do Milho.