Entrega de mais uma academia ao ar livre e a inauguração do Centro Dia marcam a tarde do dia 19 de junho

Continuando o calendário de inaugurações comemorativas aos 108 anos de Emancipação Político – Administrativa de Tupaciguara, na tarde do dia 19 de junho, foi entregue mais uma academia ao ar livre na praça Lions Clube (APAE), e também foi inaugurado o Centro Dia Glaydys Rossi Ribeiro, parceria entre a Prefeitura, a APAE e vários colaboradores.

Na mesma solenidade, foram entregues essas duas importantes conquistas para Tupaciguara. A Academia ao Ar Livre da praça Lions Clube (APAE) recebeu o nome de “Cícero Antônio Rodrigues”. Essa academia foi conquistada pelo vereador Prof. Dalmo Salviano, solicitação feita ao ex-Deputado Federal Odelmo Leão.

Cícero Antônio Rodrigues nasceu em 27 de maio de 1939, na cidade de Canápolis, sendo registrado mais tarde como filho de Tupaciguara. Filho de Maria Madalena da Conceição e Francisco Benício, viveu sua primeira infância na zona rural na companhia de seus 5 irmãos, sua mãe e seu tio Joaquim José, já que seu pai falecera quando ele e o irmão gêmeo tinham apenas 1 ano de idade. Em 1962 casou-se com Irene Garcia Rodrigues. Pai de quatro filhos: Leila, Ivan, Léia e Diogo. Levou uma vida voltada para o bem-estar das pessoas que o cercavam e não media esforços para ajudar quem quer que fosse. E foi assim que em 1976, acabou ingressando no meio político se elegendo vereador e teve um vida política com vários prefeitos. Prestou serviços de relevância e participou de vários projetos importantes para a população tupaciguarense, pelos quais foi reconhecido. Em setembro de 2005, faleceu na cidade de São Paulo, vítima de infarto em consequência de um aneurisma abdominal.

Já o Centro Dia é uma conquista da APAE de Tupaciguara com vários colaboradores, incluindo a Prefeitura de Tupaciguara que colaborou com a mão de obra para a construção dessa importante obra.

O Centro Dia é um espaço tipificado pelo SUAS como média complexidade que irá atender as pessoas com deficiência que concluíram ou não o percurso escolar, acima de 16 anos, onde poderão desenvolver habilidades, adquirir competências e fortalecer sua autoestima em busca de autonomia e qualidade de vida. Visa ainda promover e ampliar a capacidade das pessoas com deficiência intelectual e/ou outras na superação de suas barreiras, ampliação das relações sociais e comunitárias e fortalecer a capacidade protetiva das famílias. Neste espaço serão desenvolvidas atividades de vivência com um atendimento inicial para 78 usuários onde adquirirão habilidades de cuidado e de autocuidado e de atividades de vida domésticas.

Estiveram presentes: Tenente Carlos Alves de Oliveira – Prefeito Municipal de Tupaciguara; Lucas Prudente Alves de Araújo – Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Promoção à Juventude; Ronaldo Araújo Nascimento – Presidente da APAE de Tupaciguara; Jarbas Feldner de Barros – Presidente da Federação das APAEs de Minas Gerais e membro do Conselho Consultivo da APAE de Tupaciguara; Maristela Feldner de Barros – Consultora Técnica da Federação das APAEs de Minas Gerais e diretora da APAE de Tupaciguara; Vereadores presentes: Agostinho Vicente de Paulo – “Agostinho do Ideal”; Antônio Marques e Prof. Dalmo Salviano Santana; secretários municipais; autoridades locais; familiares do senhor Cícero; servidores apaenos e municipais.

“Duas grandes conquistas que me deixam muito feliz. Mais uma entrega de uma academia ao ar livre que proporcionará qualidade de vida, e um Centro Dia, muito importante para todos os alunos da APAE de nosso Município. Parabenizamos a toda equipe da APAE, na pessoa do seu presidente, Ronaldo Araújo, pelas conquistas e parceria de sempre com toda a sociedade tupaciguarense. Informo que o Município sempre foi e será parceiro da APAE no que for preciso para dar mais qualidade de vida a todos os apaenos”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.