Na agenda comemorativa aos 108 anos de Emancipação Político-Administrativa, a Prefeitura de Tupaciguara lançou oficialmente o Programa Melhor em Casa, na última sexta-feira, 05 de junho, na sala de reunião do Gabinete do Prefeito Tenente Carlos.
O Programa Melhor em Casa consiste em atendimento por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, entre outros profissionais, nas residências das pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
Os benefícios do Melhor em Casa são vários, entre eles: melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família; o Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.
Estiveram presentes: o Prefeito Tenente Carlos; a Secretária Municipal de Saúde, Cátia Aparecida; a Coordenadora da Atenção Primária, Laryssa Mendes; os vereadores: Agostinho Vicente de Paulo – “Agostinho do Ideal”; Prof. Dalmo Salviano Santana e Kézia Noemi Gomes; e o Secretário Municipal de Governo, Carlos Alves de Oliveira Júnior; e os componentes do programa: Olivia Lemes de Paula Primo(Enfermeira), Ana Carolina Nascimento Assunção Santos (Médica), Nicole Dumont de Pinho Felipe (Nutricionista), Andressa Borges Machado(Psicóloga), Kamila Bernardes Esteves (Fisioterapeuta), Maria Vilma Gomes (Tec. Enfermagem), Fernandes da Silva ( Tec. Enfermagem) e Beatrice Felipe de Faria e Moura (Tec. Enfermagem).
Devido ao tempo vivido com o novo Coronavírus, COVID-19, não ocorreram as solenidades com grandes públicos e sim com representantes das autoridades locais. Elas foram gravadas e disponibilizadas nas redes sociais, em respeito a todos os tupaciguarenses.
“Existem estudos que apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças, e, pensando em nossos pacientes e na qualidade de vida de todos, lançamos esse programa para uma melhor assistência a todos os pacientes de que dele necessitarem”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.