Em celebração aos 108 anos de Tupaciguara, a Academia ao Ar livre “Antônio Piqui” é entregue

Dando continuidade à comemoração alusiva aos 108 ano de Tupaciguara, na última sexta-feira, 12 de junho, a Prefeitura de Tupaciguara entregou mais uma academia ao ar livre na praça do Rosário. A academia recebeu o nome de “Antônio Querino Piqui”.

Essa academia foi conquistada pelo vereador Prof. Dalmo Salviano, solicitação feita ao ex-deputado federal Odelmo Leão. Com isso o Município firmou o Contrato de repasse nº. 831258/2016, celebrado entre a União Federal, por intermédio, na época, do Ministério do Esporte e o Município de Tupaciguara.

As Academias ao Ar Livre são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos, tais como praças, parques e complexos esportivos, com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população de forma gratuita.

Essa academia recebeu o nome de Antônio Querino Piqui. Nasceu em Araguari, no dia 28 de fevereiro de 1942, filho de José Quirino de Oliveira e Maria Quirina Piqui. Mudou-se para Tupaciguara quando tinha 10 anos e começou a trabalhar nas fazendas da redondeza. No ano de 1966, casou-se com Eleuza Siqueira Piqui, e a partir daí foi construindo sua família.  Tiveram juntos 4 filhos: Mauricio (in memorian), Ângela, Adilson (in memorian) e Rogério. Com o passar do tempo, a sua família foi crescendo e tiveram 3 netas: Amanda, Rafaela e Natália. E 1 bisneto: Antônio. Sempre morador do Bairro Bom Sucesso, onde teve uma grande história. Trabalhava como empreiteiro de cerca de arame, de onde conquistou todos os seus bens.

Estiveram presentes: o Prefeito Tenente Carlos; os vereadores: Prof. Dalmo Salviano Santana e Antônio Marques; secretários municipais e os representantes da família de Antônio Piqui.

“Entregamos mais uma academia ao ar livre. Agradecemos a Deus sempre pelas oportunidades. Essa academia faz parte de convênio com 04 academias e a reforma da quadra poliesportiva do bairro Bom Sucesso, conquista essa do vereador Prof. Dalmo Salviano junto ao ex-deputado federal Odelmo Leão, ao qual agradecemos todo carinho para o Município de Tupaciguara. Agradecemos aos familiares de Antônio Piqui pelo sim em deixar homenagear, com o nome desse trabalhador, essa academia que será utilizada por vários tupaciguarenses do bairro Bom Sucesso”, ressalva o Prefeito Tenente Carlos.