A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Divisão de Memória e Patrimônio Histórico, comemorou o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, e o Museu Histórico e Arqueológico “Chico Ribeiro” e a Casa da Cultura “Tias Polveiras” receberam alunos de escolas municipais e particulares, com uma presença de quase 200 visitantes em um único dia.
Com muita história, cultura e comemoração, os servidores da Secretaria Municipal de Cultura receberam os alunos de diversas escolas e, por meio de visitas guiadas, os estudantes, da rede pública e particular do município, puderam apreciar o espaço do Museu Histórico e Arqueológico “Chico Ribeiro” e da Casa da Cultura “Tias Polveiras” e comemorar esse dia tão importante para os espaços museológicos de todo o mundo.
O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM. Esse dia é uma oportunidade para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dessas entidades para a sociedade. Em Tupaciguara, os professores e historiadores apresentaram o Museu aos alunos relatando a exposição, temporária, sobre “Sons e Imagens e a Comunicação no Século XX”, onde os visitantes observam rádios, telefones, câmeras fotográficas e várias fotografias, e compreendem a importância desses grandes expoentes da modernidade no século XX. Além disso, houve explicações sobre o tema deste ano do Dia Internacional dos Museus: “Museus e histórias controversas: dizendo o indizível em Museus”.
O Museu Histórico e Arqueológico “Chico Ribeiro” conta também com exposições permanentes. A sala arqueológica, montada em 1996, abriga material lítico datado de 3500 anos, que foi encontrado em um sítio arqueológico no município de Tupaciguara. Existe também um quarto com objetos das antigas moradoras da residência, bem como a cozinha, que conta com fogão a lenha, utensílios domésticos diversos, e um grande painel com a fotografia da Família Santana.