Centro Cultural Tupaciguara é inaugurado no início de dezembro

No dia 05 de dezembro, sábado, a Prefeitura de Tupaciguara realizou a assinatura do contrato de concessão de uso de imóvel público com a Associação de Arte e Cultura Casa Plural de Tupaciguara, outorgando o uso do antigo prédio da Câmara Municipal para a associação, e participou da inauguração do Centro Cultural Tupaciguara – CCTU.

Conforme Lei Complementar nº 487 de 1º de Novembro de 2019, fica o Município de Tupaciguara/MG autorizado a outorgar à Associação de Arte e Cultura Casa Plural de Tupaciguara – AACCPT – a concessão de uso deste imóvel público. A concessão de uso será outorgada a título gratuito, por meio de Contrato de Concessão de Uso, elaborado pelo Município de Tupaciguara e assinado pelas partes, pelo prazo de 10 (dez) anos, a contar da data de sua assinatura, podendo ser renovado por igual período, desde que mantida a destinação original, mediante acordo prévio entre as partes e se houver interesse público.

O contrato assinado tem por objeto a concessão de uso de bem imóvel público, com o fim único e exclusivo de instalação de um Centro Cultural no Município de Tupaciguara, criando um espaço público e democrático de convívio onde a cultura esteja presente, nos termos da Lei Complementar nº 487/2019. O imóvel, de propriedade do Município de Tupaciguara/MG, consiste em um terreno vago, situado nesta cidade, na Rua Bueno Brandão, nº 22, designado por Lote nº 01, da Quadra nº 52, da PCU desta cidade, com a área superficial de 508,81 m²; onde se encontra construído um prédio de 02 (dois) pavimentos, que totalizam 795,26 m².

Após a solenidade, aconteceu a segunda inauguração do dia, que coube ao palhaço Fiarpo, que estreou o palco do Teatro Municipal Tupaciguara –TMT – com sua live “Um presente para Tupaciguara!”, live patrocinada pela Lei Emergencial Aldir Blanc. À noite, a cantora Patrícia Borges soltou a voz, na sacada do Centro Cultural, e recebeu aplausos e buzinaço, marcando o primeiro show drive in do CCTU. O cantor Muryell Martins, a MC Andréa Félix e seu grupo uberlandense de rappers, o MC Jamaika, e a drag queen Jessica Herrera também se apresentaram na sacada do prédio. Conforme projetos, todos se apresentaram sob a Lei Emergencial Aldir Blanc.

“Enche-me de alegria em dizer que a Cultura de Tupaciguara está viva. Gostaria, primeiramente, de agradecer a Deus e depois parabenizar a todos os artistas e todos os representantes do setor cultural pelo envolvimento em buscar desenvolver mais ainda nossa cultura e levar mais alegria ao povo tupaciguarense. Realizamos a assinatura do termo de concessão de uso de um imóvel público para a Associação de Arte e Cultura Casa Plural de Tupaciguara, pois temos certeza de que teremos muitos eventos culturais, exposições, galerias, oficinas, teatros, apresentações, tudo para movimentar e melhorar nossa cultura tupaciguarense. Esperamos que esse espaço traga muitos frutos para nossa querida Terra da Mãe de Deus”, destaca o prefeito Tenente Carlos.

Estiveram presentes: Tenente Carlos Alves de Oliveira – Prefeito Municipal de Tupaciguara; Vereador Ivo Pereira, neste ato representando toda a Câmara Municipal; Rodrigo Salviano dos Santos – Presidente da Associação de Arte e Cultura Casa Plural de Tupaciguara; Edilson Rodrigues da Silva – Centro Cultural Aganju Omy;  Walter Nunes de Oliveira Filho – Primeira Igreja Cristã Fiel de Tupaciguara; Juliano Carvalho – Centro Espírita Joana de Angelis; Gelbes Alves de Oliveira – Tenda de Umbanda Luz de Arruanda; Alexandre Magno de Oliveira Chami Filho – representando o Budismo dos Ymalaias; a diretoria da Associação de Arte e Cultura Casa Plural de Tupaciguara; representantes do setor cultural de Tupaciguara; secretário municipais e servidores.