Caminhada  abre a Semana da Saúde 2015 em Tupaciguara

De 10 a 17 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realizará várias ações com o objetivo de levar mais qualidade de vida à população

Na última sexta-feira (10), autoridades, profissionais da saúde, grupos de luta pela vida e funcionários públicos participaram da abertura da Semana da Saúde 2015 de Tupaciguara.

A caminhada, que iniciou às 8 horas da manhã, partiu do CRAS do bairro Nova Esperança e percorreu as ruas da cidade em direção à Unidade Mista de Saúde.

Cerca de 100 pessoas caminharam acenando para os moradores, mostrando otimismo e alegria de viver.  À frente da passeata, um carro volante transmitia dicas de saúde. Faixas anunciavam a semana e convidavam para participar de atividades que foram preparadas para atender a população.

Na chegada, uma aula de dança rítmica, com o Professor Markus Lima,  animou os participantes que ainda puderam auferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, receber orientações de combate ao fumo, álcool e drogas e cuidados com o corpo. O centro de controle de zoonoses distribuiu folhetos com explicações para o combate à dengue e maneiras de prevenção da doença. Também recebeu uma atenção especial a saúde bucal.

Também foram oferecidas gratuitamente à população mudas de árvores e dicas de cuidados com o plantio.

A prefeita Edilamar, o vice-prefeito Jales Júnior, secretários municipais e representantes de diversas entidades participaram do evento.

Durante todo o dia, quem chegava à Unidade Mista de saúde podia usufruir de serviços e orientações.

Segundo a Secretária Priscila Telles, a semana será intensa e de muitas atividades importante, como por exemplo a presença da Unidade móvel com o mamógrafo, de 13 a 17 de abril. O caminhão da mamografia gratuita está na praça João de Barros Ferreira possibilitando às mulheres com faixa etária de 50 a 69 anos um dos  exames preventivos do câncer de mama.

Além da Unidade móvel, Priscila declarou que em todos os PSFs os cidadãos poderão participar de “salas de espera” com orientações sobre a saúde da mulher, do homem, da gestante, da criança e sobre a importância de estar com o cartão de vacinas atualizado.