No dia 1º de Junho, a Prefeitura de Tupaciguara realizou o Desfile Cívico-Militar comemorativo aos 107 anos de Emancipação Político-Administrativa de Tupaciguara com a presença de milhares de pessoas prestigiando e participando.
O tradicional desfile contou com a presença de todas as escolas municipais, CEMEIs, escolas estaduais, particulares, entidades de classes, autoridades, Polícia Militar, Exército Brasileiro, SAMU, Corpo de Bombeiros, Fanfarra de Tupaciguara e de Araporã, entre outros.
A concentração ocorreu na porta do Centro Administrativo “Dr. Enodes de Oliveira”, e desceu a rua Bueno Brandão até a Praça João de Barros Ferreira. Foram separados por alas e participaram destas: uma faixa comemorativa com o tema do desfile “A Riqueza de Tupaciguara é o seu Povo”, com as bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Tupaciguara, placas com o ano 1912 (ano da emancipação), 2019, logomarca dos 107 anos e os parabéns juntos na comissão de frente, abertura do desfile – o Poder Executivo, juntamente com os deputados Weliton Prado (federal), Elismar Prado (estadual) e Raul Belém (estadual), com o Major Tilman – Subcomandante do Batalhão da Polícia Militar de Araguari, Tenente Vieira – Comandante da PM de Tupaciguara, Dra. Danielle – Juíza de Direito, Capitão Fabrício do Corpo de Bombeiros, secretários municipais e servidores; o Poder Legislativo com todos os vereadores e servidores da casa de leis.
Iniciando o desfile com as apresentações, estavam à frente a fanfarra e parte do corpo docente da Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz; logo após, a Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho com o tema Social; em seguida a APAE de Tupaciguara com Inclusão Social; e depois a Escola Municipal Francisco Lourenço Borges e finalizando o primeiro bloco a Banda da 9ª Região da Polícia Militar de Uberlândia, acompanhada do pelotão formado por policias de Tupaciguara, Araguari e Araporã.
Na sequência do desfile, apresentou-se a Escola Municipal São Tarcísio com o tema Meio Ambiente; em seguida as Escolas Municipais Alvarenga Peixoto, Paz e Amor e do Brilhante com o tema Turismo, e finalizando esse bloco a banda e uma unidade de pelotão do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército – Sentinela do Triângulo – de Uberlândia.
Continuando o desfile, a Escola Estadual Braulino Mamede trouxe o tema Educação, mas, comemorando seu 50º aniversário em nossa cidade; em seguida, o Centro Educacional Nossa Escola – CENE, com o tema Educação; os CEMEIs Dona Lola Marques, Maria Olívia e Dona Candinha também estiveram no tema educação com a Escola Favinho de Mel e com a Escola Estadual de Ensino Médio. A Escola Estadual Ana Esterlita Alves trouxe para a avenida o tema Cultura; em seguida o Centro Educacional ABC apresentou o tema Agropecuária, e finalizando mais um bloco, a Banda Marcial Asas da Liberdade de Araporã encantou a todos os presentes.
No último bloco a passar pela avenida, a Escola Municipal Maria da Conceição Borges apresentou o tema Esportes, a Escola Estadual Clertan Moreira do Vale, o tema Saúde, em seguida o SAMU trouxe 02 unidades de atendimento e o corpo de bombeiros 03 viaturas, além das viaturas das Polícias Militares, da Rodoviária e da Ambiental, e, encerrando o desfile, a gestão 2017-2020 apresentou todos os veículos adquiridos em prol da comunidade tupaciguarense.
Na praça João de Barros Ferreira, após o desfile, foram distribuídos água, fornecida pelo Departamento de Água e Esgoto, picolés, pipocas, brincadeiras e muita alegria. Na tenda do Social, tivemos profissionais fazendo a orientação e distribuindo os folders dos projetos: Minha Casa, Minha Vida; Agora a Casa é sua; Diferença de CRAS e CREAS; Cadastro Único; 18 de maio e jornais educativos diversos. E na tenda da Saúde, tivemos: aferição de pressão arterial; distribuição de informativos da hipertensão; teste de glicemia; orientações sobre o tabagismo; pesagem, IMC, orientações sobre alimentação; testes de hepatite, HIV, distribuição de preservativos, folders informativos; venda de artesanatos produzidos pelo CAPS; orientações sobre a escovação e folders informativos (Odontologia) e distribuição de folders informativos sobre o controle da dengue, desenhos para colorir, banner e bombas costais para exposição.
“A gestão 2017-2020, ao resgatar esse desfile, quis mostrar que não se constrói uma cidade apenas com prédios, monumentos e praças. A história de uma cidade não é feita somente de atos heroicos e grandes realizações. Uma cidade se faz no dia a dia, com a gente simples do campo que se levanta cedo para trabalhar e só aposenta a enxada quando o sol se põe. Uma cidade se faz com o trabalhador que transforma suor em dias melhores para seus filhos. Uma cidade se faz com migrante que deixa sua terra e empresta toda sua energia, enxergando a beleza e a força desse que será o novo lar de seus filhos. Uma cidade se faz com o estudante que busca conhecer para transformar, com a mulher que se equilibra entre o serviço doméstico e o mercado de trabalho, com o idoso que faz de sua experiência alicerce para as futuras gerações. Uma cidade se faz com gente como você, tupaciguarense”, enfatiza o Prefeito Tenente Carlos.