Prefeitura apresenta proposta de reajustes aos servidores da educação

A Comissão Permanente de Negociação esteve em reunião com o prefeito no último dia 19 (dezenove) para repasse, pelo executivo, da proposta para pagamento do reajuste de 7,64% e correspondente retroativo a janeiro, para professores e especialistas da rede.

O chefe do executivo apresentou a seguinte proposta: pagamento de abono correspondente ao reajuste na folha de julho com incorporação ao salário de dezembro e do retroativo parcelado em seis (06) vezes a partir de janeiro de 2018.

A proposta leva em consideração um sério e amplo estudo realizado pelas Secretarias de Planejamento e Finanças. Os cálculos levaram em conta a situação econômica do Município: “Estudamos a situação da receita, as possibilidades para redução de custos e, também, de aumento de receitas. Ainda o impacto da incorporação do abono de aproximadamente. 20% no salário de professores e especialistas, oriundos do acordo de 2015, com incorporação ao salário em dezembro de 2016. Entendemos como justo e merecido o reajuste para esta honrada classe e estou certo de que todos os seus direitos serão respeitados”, afirma o prefeito Tenente Carlos.

O prefeito ainda sinalizou que, apesar do cenário nacional, vislumbra melhorias significativas para a economia local para 2018, tendo em vista que a administração tem trabalhado diuturnamente para promover o desenvolvimento econômico e, consequentemente, garantir maiores e melhores condições de investimentos em todos os setores que competem à municipalidade. Exposto isto, o chefe do executivo reiterou seu respeito e admiração pela categoria.

Representantes dos profissionais da educação fizeram pontuações plausíveis em relação aos prazos propostos para pagamento do retroativo, tendo em vista que a incorporação do reajuste e o início do pagamento do retroativo coincidirão com o próximo reajuste anual, previsto para janeiro de 2018. Embasados nisto, conjecturaram sobre a possibilidade de uma melhoria na proposta num intento de que o retroativo fosse pago dentro deste ano fiscal.

Representantes do executivo fizeram uso da palavra e reiteraram que a proposta foi viabilizada mediante estudos de folha, impactos orçamentários, receitas e despesas do Município. Ressaltaram ainda que, para deliberar sobre a possibilidade de se antecipar o pagamento do retroativo, a administração demandaria de novo estudo a fim de detalhar todos os parâmetros legais e financeiros, além dos impactos. Isto no sentido de garantir que essa pactuação não comprometa o limite prudencial.

Nesse sentido, o prefeito ponderou que se submetesse a proposta à análise da categoria, considerando que a administração está trabalhando para que a receita aumente e, que, melhorando-se o cenário econômico do município, poder-se-á convocar nova reunião e deliberar melhoria na proposta, como anseia a classe.

Os representantes do Movimento pela Valorização dos Servidores da Educação receberam a proposta e elucidaram que a mesma seria apresentada para apreciação da categoria em posterior assembleia.

De antemão, agendou-se nova reunião para 03(três) de julho a fim de que se apresente a deliberação da categoria relativa à proposta do executivo e/ou contrapropostas das partes envolvidas.

Participaram dessa reunião os representantes do Movimento pela Valorização dos Servidores da Educação: Cláudia Cristina Nogueira dos Santos; Magna Aparecida Silva; Jacqueline Rosa; Ondelino Ferreira Júnior; Simone Mateus Machado; Elaine Cristina Ribeiro; Fernando Pessoa; Claudete Correntino Silva; Cleide das Graças Fagundes Dias, e representantes do executivo: Carlos Alves de Oliveira; Priscilla Andrade Faria Cabral; Carlos Alves de Oliveira Júnior; William Santana Gontijo; Renato José do Nascimento; Atercino Gomes de Freitas Neto; Édio Costa; Silvia Maria Rodrigues, além da imprensa local.