Prefeitura apresenta avanços na Saúde Pública

A gestão 2017-2020, ciente da sua responsabilidade com o cumprimento das metas e dos desafios estabelecidos para uma melhor qualidade na saúde municipal, vem trabalhando incansavelmente para melhorar a saúde pública de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com todos os servidores envolvidos no crescimento e no avanço na rede de saúde pública municipal.

De janeiro a novembro, foram feitos 40.645 atendimentos médicos no pronto socorro da Unidade Mista de Saúde dr. Jarbas de Souza (policlínica); 23.498 procedimentos de especialidades (consultas e exames especializados) no centro de especialidades médicas; 1245 atendimentos médicos na zona rural do Município; mais de 1000 mamografias. De janeiro a outubro deste ano, de acordo com os dados coletados no DATASUS, foram feitos 23.276 consultas nos postos de saúde do Município, 227.474 procedimentos clínicos.

A prefeitura de Tupaciguara encaminhou vários pacientes de urgência, de janeiro a dezembro, para as cidades de Uberlândia e Araguari, entre procedimentos de ortopedia, obstetrícia, cirurgia geral, cardiologia, pediatria, ginecologia, neurologia, entre outros atendimentos de urgência recebidos na unidade mista e encaminhados pelo SUS Fácil para outras cidades.

A atual administração, visando ao melhoramento dos atendimentos na atenção básica realizada nos postos de saúde e devido ao crescimento populacional, viu a necessidade de aumentar o número dos médicos nos postos de saúde, sendo agora três na Unidade Pró-Saúde Nova Esperança, um no PSF Dr. José Carlos Rodrigues da Silva – Paineiras, dois na Unidade Pró- Saúde Vó Malaquias, um no PSF Dr. Flávio Ulh Soares – São Cristóvão, um no PSF Palmério Araújo Costa – Tiradentes. E pensando na saúde do trabalhador, a gestão atual estendeu o horário de atendimento dos postos de saúde, desde o início da gestão, sendo 12 consultas agendadas e 04 demandas espontâneas.

As ações da Secretaria Municipal de Saúde vêm de encontro à identificação dos principais pontos de estrangulamento da rede sob a ótica da assistência, do financiamento e da necessidade de capacitação dos servidores, visando à otimização dos processos de trabalho. Sem perder de vista a assistência hoje realizada no município, esforços prioritários estão sendo voltados para a apropriação do projeto que prevê a implantação do SAMU e a finalização do Hospital Municipal.

Entre várias ações destacamos: aquisição de uma ambulância; aquisição de 03 veículos; mais de R$ 1.000.000,00 – verbas de deputados para incremento MAC e aquisição de equipamentos e materiais permanentes; acompanhamento das obras do Hospital Municipal; implementação do novo número de urgência e emergência 156; implementação da saúde do trabalhador, atendimento nos PSFs, com escalas, no período da noite; implementação do consultório odontológico no PSF Paineiras e Tiradentes; implantação do atendimento semanal em saúde para moradores da zona rural com os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e nutricionista; contratação de profissionais médicos em diversas especialidades; realização de mais de 1000 mamografias; realização de mais de 400 exames de PSA no mutirão do Novembro Azul (saúde do homem); realização de mais de 200 exames de Papanicolau no mutirão do Outubro Rosa; realização dos testes de orelhinhas em Tupaciguara; encaminhamento de várias pessoas para cirurgia de catarata; efetivação dos ciclos de aquisição dos medicamentos do elenco da Farmácia de Todos que reestabelecerá o suprimento e distribuição de medicamentos prejudicados desde setembro/2016; mutirão de limpeza de todos os bairros da cidade, com foco na eliminação de criadouros de mosquitos Aedes Aegypti; mudança de 01 para 02 médicos no atendimento da Unidade Mista de Saúde; realização da 5ª Conferência Municipal da Saúde; encaminhamento para diversas cirurgias nas cidades da região; realização dos procedimentos de DIU e vasectomia; ampliação das consultas pela AMVAP entre outras.

“Estamos realizando o melhor trabalho possível e todos podem estar certos de que as coisas estão andando bem na saúde municipal. Estamos desenvolvendo uma nova gestão da saúde, com contratações de mais médicos, com a mudança da forma de atendimento e de visão para que o cidadão possa ter mais qualidade no atendimento e buscar, o mais rápido possível, a solução de sua necessidade. Vale ressaltar que nossa administração vem trabalhando muito a favor da saúde pública, vários procedimentos já foram realizados a favor de todos os tupaciguarenses. Como administrador público, estou buscando trabalhar com os princípios da administração que são da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, para que nosso Município possa ter as melhorias e a qualidade que todos esperam. A Prefeitura de Tupaciguara, neste momento, governa pelo Povo, para uma Cidade de Todos, e assim cuidando de todos para o amanhã ser melhor que o hoje e possamos viver numa cidade tranquila e que volte a ser uma Tupaciguara de progresso e, acima de tudo, uma cidade de futuro e de belezas que encantam a todos que a visitam”, afirma o prefeito Tenente Carlos.