Mutirão de Dermatologia acontece pela primeira vez em Tupaciguara

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um mutirão, com dermatologista, para orientação sobre manchas, pintas, feridas na pele. O mutirão foi realizado no dia 16 de dezembro, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Unidade Mista de Saúde Dr. Jarbas de Souza (Policlínica), e contou com cerca de 50 atendimentos.

Os atendimentos foram feitos por equipes de médicos dermatológicos que avaliaram manchas, pequenas pintas, feridas na pele e, se necessário, encaminhar os pacientes com problemas para exames complementares e laboratoriais.

Os cânceres de pele, com exceção do melanoma, são mais frequentes na população adulta, porque dependem mais da exposição solar. Já o tipo melanoma também pode ser causado, além da exposição solar, por fatores genéticos. Portanto, apesar de ser mais comum em adultos, a doença pode afetar recém-nascido, criança, jovem, adulto ou idoso. E mesmo com maior incidência em pessoas de pele clara, todos precisam se prevenir.

Os pacientes que participaram do mutirão de dermatologia receberam orientações quanto ao uso de protetor solar, quanto à exposição excessiva aos raios solares, principalmente entre as 10h e 16h, em todas as estações do ano e usar, além do protetor solar, protetores físicos como boné e roupas frescas, com mangas e tecidos específicos, já com filtro solar.

“Recebo com satisfação a informação de que o mutirão do Dezembro Laranja foi um sucesso, pois é o primeiro em Tupaciguara, e de maneira inédita, falou-se sobre o câncer de pele com seus tratamentos e cuidados. Parabenizo a Secretaria Municipal de Saúde, com toda sua equipe, pela idealização e execução do projeto de mais uma campanha de nível nacional em nossa cidade. Espero que todos os tupaciguarenses tenham a consciência de buscar as informações sobre as campanhas educativas relacionadas à área, para que possamos melhorar cada vez mais nossa saúde e nossa cidade”, enfatiza o Prefeito Tenente Carlos.