No dia 27 de novembro, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma palestra educativa sobre o Novembro Azul, Saúde do Homem, na Vazante Agropecuária.
A palestra foi proferida pelo vice-prefeito Dr. Lauro Júnior, que esteve acompanhado da ONG Doutorinhos da Alegria e também da Secretária Municipal de Saúde, Mariana Leão, da Coordenadora da Atenção Básica, Cristiane Kelly Silva Martins e do Dr. Gustavo Andrade Faria.
Segundo estudo, a campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina, sendo assim o Novembro Azul representa uma luta contra o preconceito, contra o machismo e contra a falta de informação. “Você, homem, que tem 45 anos ou mais, não deixe de procurar o médico para o exame de toque e PSA. O câncer de próstata, quando descoberto no início, tem 90% de chance de cura! Vamos lutar pela vida!”, afirma o Dr. Lauro Júnior.
De acordo com os estudos, além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. “Existe muito preconceito sobre o exame, que envolve o toque da próstata pelo reto, onde ainda existem muitas piadas entre os homens, e muito desconforto. Então a campanha Novembro Azul vem para tentar quebrar esse preconceito e fazer com que os homens procurem fazer seus exames e deixem de lado o medo e o preconceito e cuidem mais de suas saúdes”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.